dc.description.resumo | O presente trabalho parte do entendimento das histórias em quadrinhos como um dispositivo midiático cuja linguagem baseia-se em uma organização justaposta de imagens, através da qual transmitem-se informações que vem a serem compreendidas e interpretadas por um leitor, produzindo assim um significado. Logo, a proposta aqui apresentada parte da observação e análise acerca da possibilidade de inter-relação entre a literatura e as histórias em quadrinhos, a partir de uma apropriação de conhecimentos e cargas culturais desde sempre presentes no arcabouço literário, resultando assim em um ganho de novos sentidos, significados e interpretações aos quadrinhos. O objeto de estudo que servirá como fio condutor na construção desta análise é a Graphic Novel (expressão popularizada por
Will Eisner em 1978 para se referir a histórias em quadrinhos mais maduras, buscando distingui-las das produções mais convencionais) Sandman, escrita pelo autor inglês Neil Gaiman em 1988 e publicada pela Vertigo (um selo para quadrinhos adultos da editora estadunidense DC Comics). A história é composta por 75 edições, bem como algumas publicações especiais e combina aspectos dos quadrinhos norte-americanos de super-heróis com cultura pop, música, literatura, mitologia, horror gótico, religiosidade, mitologia, história, magia, fantasia e filosofia para contar a história de Morfeus, o Sonho dos Perpétuos. Buscando estabelecer o diálogo entre estas duas artes (quadrinhos e literatura)
será analisada as origens da indústria dos quadrinhos, aprofundando-se no mercado americano de super-heróis, abordando suas raízes e seu desenvolvimento, assim como suas críticas que resultaram em sua censura, bem como sua posterior superação, tornando o ambiente favorável para o surgimento de novos modelos discursivos na área, vinculando-se ao mundo literário. Entendendo os conceitos de intertextualidade e intermidialidade como transmissores da memória da literatura e da cultura, busca-se traçar a relação entre tragédia (conceito literário) e trágico (conceito filosófico) e suas funções na narrativa de Sandman e na trajetória de Morpheus. | por |