Paredes e páginas: criação de um livro de artista a partir dos conceitos de expografia e produção editorial
Resumo
A partir da revisão de estudos de materialidade e design editorial, entende-se que muitos dos elementos utilizados na montagem das exposições têm o mesmo propósito dos elementos do livro: construir uma narrativa em um espaço simbólico através de elementos que dialoguem com o público. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo geral desenvolver uma exposição de arte na materialidade do livro. Os
objetivos específicos incluem identificar elementos expositivos; conceber uma exposição, com conceito e curadoria de obras; elaborar um produto com a estrutura de uma exposição na materialidade do livro; desenvolver um catálogo informativo para as obras selecionadas e propor um formato acessível para pessoas com deficiência. Os produtos foram criados a partir do conceito, da intencionalidade nas
escolhas expográficas e da variedade de formatos, princípios percebidos como pontos de interseção entre a exposição e o produto editorial. O desdobramento das análises parte de uma pesquisa bibliográfica que reuniu estudiosos do livro como Júlio Plaza (1982), Roger Chartier (1999), Timothy Samara (2011) e Leandro Müller (2018), bem como conceitos do campo das artes visuais, associados a um mapeamento de exposições visitadas entre 2019 e 2023, que fundamentou o desenvolvimento do projeto.