Depois da Bruma: produção de coletânea de obras fantásticas de autoria feminina e brasileira do século XIX e XX
Resumo
O presente projeto experimental tem o objetivo de produzir uma coletânea de histórias de autoria feminina com inspirações fantásticas publicadas entre 1882 a 1903. Os objetivos específicos consistem em buscar autoras e histórias escondidas na literatura brasileira; elaborar um projeto editorial para a antologia; criar um projeto gráfico condizente com o projeto editorial; dar visibilidade às histórias e às autoras a partir do projeto experimental, focando nas possibilidades de acessibilidade do projeto, como o econômico e instrumental, criando um produto que seja de fácil circulação. Foram desenvolvidas as etapas de pesquisa documental, seleção das obras, transcrição digital, preparação e revisão textual, pesquisa biográfica, projeto gráfico e impressão. O livro é constituído por um prefácio, oito histórias,
biografias e ilustrações das sete autoras presentes na obra, agradecimentos e referências bibliográficas. O trabalho analisa o contexto histórico da publicação de autoria feminina na literatura a partir de Marisa Lajolo e Regina Zilberman (1999), Constância Lima Duarte (1997, 2019),Virgínia Woolf (2014) e Naiana Pereira de Freitas (2021), pensando em um cenário geral para, em seguida, analisar o caráter específico da publicação de literatura fantástica a partir de Tzvetan Todorov (2007), Remo Ceserani (2006), Bruno Anselmi Matangrano e Enéias Tavares (2019) e Selma Calasans Rodrigues (1988). O processo de
pesquisa documental é interligado às conjecturas apresentadas por Azevedo Netto (2014); e o desenvolvimento da produção do livro a partir dos elementos apresentados por Leandro Müller, e diretrizes gráficas por Jan Tschichold (2007), Joaquim Fonseca (2008) e Andrew Haslam (2007). São descritos os passos seguidos para a busca das histórias, a escolha das obras e a organização do livro. Como meio de disponibilizar a obra, foi analisada a proposta da impressão sob demanda da empresa UmLivro e a parceria com a Editora Crisálida para a publicação. Por fim, conclui-se que as reedições e o resgate literário são imprescindíveis para a reconstrução de parte da memória e da identidade da mulher escritora no Brasil.