Geotecnologias aplicadas ao ensino de geografia: uma proposição didático-pedagógica para estudantes da educação básica no município de Nova Palma/ RS
Fecha
2024-02-19Primeiro membro da banca
Sccoti, Anderson Augusto Volpato
Segundo membro da banca
Becker, Elsbeth Léia Spode
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Os mapas são importantes para o ensino de Geografia e para a compreensão do
espaço. Nos dias de hoje, é comum encontrar vários elementos e aplicativos
cartográficos em dispositivos móveis, como redes de alimentação, transporte e até
mesmo em redes sociais. Portanto, faz-se importante refletir sobre o uso dessas
tecnologias no ensino de Geografia e pensar como a Cartografia Colaborativa pode
favorecer a educação básica e o aprendizado de vários alunos. Logo, torna-se
necessário debater o uso de geotecnologias no ensino de Geografia, na Cartografia
escolar e na Alfabetização e Letramento Cartográfico, para apoiar práticas
pedagógicas, impactar o aprendizado dos alunos e as relações sociais de forma
dinâmica, crítica e participativa. As geotecnologias são recursos fundamentais para
facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a problemática deste trabalho
é como a Cartografia Colaborativa e/ou geotecnologias podem contribuir para o ensino
de Geografia, abordando o processo metodológico de construção de um mapa e a
possibilidade de compreensão crítica de seu processo representativo. O objetivo do
trabalho é investigar as potencialidades das geotecnologias e da Cartografia
Colaborativa para o ensino de Geografia, identificando os conhecimentos prévios e
propondo oficinas com o uso de ferramentas geotecnológicas aplicadas ao ensino. O
trabalho em questão foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Professora Cândida Zasso, no município de Nova Palma, no Rio Grande do Sul, com
turmas do 6º e 7º ano. Foram planejadas quatro oficinas com diferentes temáticas, ao
longo de três dias. Como resultados, temos a discussão acerca da compreensão
desses mapas e de como os alunos estão inseridos em tal contexto, refletindo na
importância da formação de um cidadão crítico. Logo, acredita-se que essas
ferramentas geotecnológicas apresentadas foram de extrema importância para o
ensino de Geografia, fazendo com que os alunos compreendessem os elementos do
mapa. Ressalta-se, no entanto, que eles não necessariamente atingiram o letramento
cartográfico, pois isso demanda um processo ao longo da formação do aluno. Mas,
através do uso dessas ferramentas, pode-se ter uma maior interpretação de um mapa
e a relevância da criticidade na formação de um cidadão. Além do uso do mapeamento
colaborativo como elemento para a descrição de sua visão sobre o meio e de como
estão inseridos, estabelecendo a relação sociedade e natureza, fazendo assim os
alunos não apenas reprodutores de informações, mas protagonistas de suas histórias
no mapa. Portanto, a pesquisa contribuiu para fomentar a alfabetização e o letramento
cartográfico, abrindo possibilidades para novos olhares sobre Nova Palma, por parte
dos participantes dela.
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