Construção e validação do conteúdo de uma tecnologia educacional audiovisual para gestantes com síndromes hipertensivas
Fecha
2024-02-21Primeiro coorientador
Cherubim, Daiani Oliveira
Primeiro membro da banca
Schimith, Maria Denise
Segundo membro da banca
Wilhelm, Laís Antunes
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Introdução: a mortalidade materna no Brasil e no mundo constitui-se como um grave problema de saúde pública e social. Os índices de mortalidade ainda não atingiram os níveis dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e as principais causas são as síndromes hipertensivas relacionadas ao período gravídico-puerperal. Frente a essa problemática, cabe o fortalecimento das ações de educação e promoção da saúde para que gestantes possam ser autônomas em seu processo de autocuidado. Objetivo: Construir e validar o conteúdo de uma tecnologia educacional audiovisual para a promoção e educação em saúde voltada a gestantes com síndromes hipertensivas. Metodologia: trata-se de um estudo metodológico para a construção e validação do conteúdo de um vídeo, guiado pelas etapas do Modelo ADDIE, de Design Instrucional. A primeira etapa contou com a análise de contexto, na qual foram realizados estudos de revisão de literatura e pesquisa de campo qualitativa, a fim de determinar as lacunas de conhecimento sobre a temática e as necessidades do público-alvo (gestantes com hipertensão). Na sequência, foram realizadas as etapas de Design e Desenvolvimento, nas quais ocorreu a construção do roteiro e storyboard do vídeo. Após finalizado, o conteúdo foi submetido à validação de conteúdo por juízes especialistas. Foi utilizada uma escala do tipo Likert para medir a relevância dos itens apresentados. Este projeto possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria sob o número do parecer: 5.824.085. Resultados: as revisões de literatura e pesquisa de campo proporcionaram reconhecer as necessidades das gestantes com hipertensão acerca do conteúdo teórico da tecnologia educacional, bem como qual tipo de tecnologia deveria ser construído a fim de atingir maior interesse e utilização. O conteúdo e o storyboard foram desenvolvidos com apoio da Coordenadoria de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria e foi validado por 19 juízes especialistas, das quais 100% eram enfermeiras com pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. O índice de validade de conteúdo global atingido foi de 0,92, demonstrando importante concordância entre os juízes para os itens analisados. Considerações finais: o conteúdo da tecnologia educacional em questão foi considerado válido para fins de educação e promoção a saúde de gestantes com síndromes hipertensivas. Vislumbra-se que haja uma importante contribuição para a redução da morbimortalidade materna, ao passo que, as gestantes possam compreender a importância do autocuidado e sejam fortalecidas por informações corretas acerca de sua saúde gestacional e das condutas a serem tomadas em tempo oportuno. Sugere-se ainda, a continuidade do estudo por meio da conclusão do vídeo, sua implementação e avaliação junto ao público-alvo.
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