O processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa dos anos 1970 e 1980 no Brasil
Visualizar/ Abrir
Data
2024-02-20Primeiro membro da banca
Surdi, Marcia Ione
Segundo membro da banca
Silveira, Verli Fátima Petri da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem por objetivo compreender como autores linguistas colocam em funcionamento o processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa das décadas de 1970 e 1980. A perspectiva teórica adotada se dá pela articulação da Análise de Discurso de linha francesa com a História das Ideias Linguísticas. O arquivo de pesquisa é composto por três livros didáticos de língua portuguesa: Português oral e escrito, do ano de 1978, do autor Dino Preti; Novo Português Através de Textos, do ano de 1982, da autora Magda Soares; e Comunicação em Língua Portuguesa, do ano de 1983, dos autores Carlos Faraco e Francisco Marto de Moura. O corpus é constituído de Sequências Discursivas recortadas da seção inicial de cada um dos livros, que recebem nomeações diferentes em cada um deles. No primeiro livro, é intitulada “Ao professor”; no segundo, “Apresentação”; e no terceiro “A orientação desta obra”. Tais Sequências Discursivas constituem Recortes Discursivos, organizados a partir de questões que nos levam a gestos interpretativos relacionados ao nosso objetivo. Nossos gestos interpretativos, ao longo do trabalho, evidenciaram que o modo como autores linguistas colocam em funcionamento o processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa das décadas de 1970 e 1980 - mais precisamente dos anos de 1978, 1982 e 1983 - é um processo posto em funcionamento a partir de diversos fatores, como a formação desses autores e suas concepções acerca do livro didático, as implementações políticas, e as produções intelectuais da época, com relação à ciência linguística.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: