Funk e gênero nas aldeias SOS
Resumo
A temática escolhida envolve um relato de experiência de uma prática realizada com crianças e adolescentes nas Aldeias SOS, no Município de Santa Maria, RS. Objetivou-se analisar a construção de sentido da linguagem, utilizando letras de funk como ferramenta para discussões das questões de gênero com crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos ou pela impossibilidade momentânea de cuidado e proteção por sua família. Nesta experiência busquei relatar a possibilidade de realizar o processo de letramento, a partir de uma perspectiva crítico- emancipatória, trazendo a realidade e interesse dos sujeitos como ferramenta de ensino. Nesse sentido, o funk foi utilizado para que pudéssemos analisar questões de gênero nas letras das músicas e propor discussões acerca do assunto, construindo leitura e escrita. Os debates foram primordiais, pois essas crianças e adolescentes são a geração que futuramente estará lutando por seus direitos, vivendo com plena consciência sua sexualidade.
Coleções
- Estudos de Gênero [46]
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