Acesso a mercados e luta por reconhecimento na construção do Selo Quilombos do Maranhão
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Fecha
2023-07-21Primeiro membro da banca
Picolotto, Everton Lazzaretti
Segundo membro da banca
Niederle, Paulo André
Terceiro membro da banca
Neves, Delma Pessanha
Quarto membro da banca
Silva, Givânia Maria
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Em contextos contemporâneos, nos quais valores sociopolíticos, ambientais, territoriais e identitários tornam-se estratégicos na construção social dos mercados, iniciativas de criação de dispositivos de reconhecimento tornam-se sumamente relevantes. De um lado, temos a noção de reconhecimento que remete à ideia de reconhecer determinado produto por parte de contingentes de consumidores, principalmente com relação à forma e ao local onde são produzidos, noção mais recorrente no mundo acadêmico. Por outro lado, a ideia de reconhecer um ser humano pelo seu modo de vida e trajetória histórica de sua identidade social, considerando os mercados como arenas de “lutas por reconhecimento”, abordagem proposta por Axel Honneth e utilizada nesta pesquisa. Neste sentido, analisamos o caso da criação do Selo Quilombos do Maranhão, na trajetória e contexto histórico que levou à implementação das principais políticas públicas para as comunidades quilombolas brasileiras, suas relações com a institucionalização do Selo Quilombos do Brasil e suas implicações para as noções de dispositivos de reconhecimento, acesso a mercados e lutas por reconhecimento. A metodologia desta pesquisa foi qualitativa, recorrendo à pesquisa bibliográfica, análise documental, observação direta, entrevistas semi-estruturadas, entrevistas abertas, reuniões com grupos comunitários; além da assistência e organização de lives, com a participação de pessoas envolvidas na criação ou implementação dos selos Quilombos do Brasil e Quilombos do Maranhão. As entrevistas foram realizadas com representantes governamentais, lideranças de movimentos sociais quilombolas e com representantes das comunidades quilombolas, todos do estado do Maranhão. As comunidades quilombolas em que houve o trabalho de campo foram Pedrinhas, em Itapecuru-Mirim/MA; Jiquiri, em Santa Rita/MA; Cantinho e Santo Antônio, em Barreirinhas/MA. À luz da abordagem de Honneth, concluímos que o Selo Quilombos do Maranhão não foi importante diretamente para a “luta por reconhecimento” e nem para acesso a mercados por parte das comunidades quilombolas envolvidas. Porém, ponderamos que a criação deste dispositivo está inserido no processo histórico de lutas dessas comunidades, cujas identidades foram sendo construídas em sintonia com a intervenção pública. Além disso, a ampliação da circulação e consumo desses produtos etnoculturais tem potencial para promover práticas antirracistas e inclusão socioprodutiva de comunidades quilombolas, contribuindo para o reconhecimento destes sujeitos sociais historicamente marginalizados na sociedade brasileira.
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