Acompanhamento de egressos: estudo de caso em um programa de pós-graduação na UFSM
View/ Open
Date
2024-02-02Primeiro coorientador
Specht, Luciano Pivoto
Primeiro membro da banca
Oliveira, Jairo da Luz
Segundo membro da banca
Basso, Raviel Eurico
Metadata
Show full item recordAbstract
Uma das finalidades das universidades é a inserção de indivíduos capacitados ao
exercício profissional e para isso é necessário conhecer a atuação do egresso. Como
objetivo, esta pesquisa almeja contribuir ao aprimoramento do acompanhamento de
egressos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com o estabelecimento de uma
proposta ao controle das informações dos egressos de forma que contribua a fomentar
a avaliação do programa perante a CAPES. A pesquisa possui uma abordagem
qualitativa/quantitativa como estudo de caso e apresenta procedimentos de pesquisa
bibliográfica e documental, subsídio à realidade estudada. Para o estudo ocorreu a
coleta de dados da atuação dos egressos por meio do currículo lattes, internet e redes
sociais. Com os resultados da pesquisa apresentados em três tópicos, com o relato
do coordenador do programam verificou-se que não há uma forma estruturada de
acompanhar o seu egresso o que dificulta a compilação de dados e a implementação
de ações de relacionamento. Por sua vez, a UFSM não possui, institucionalmente, um
programa de acompanhamento de egressos, que dificulta a implementação isolada
pelo programa. Com média de 23,04 egressos/ano, constatou-se que 68,57% (48)
egressos de doutorado são também egressos do mestrado. Com foco da pesquisa
nos critérios de avaliação da CAPES, atuação do egresso em relação à formação
recebida, 91,15% (546 egressos) possuem atuação profissional na área de formação
recebida no curso. Apenas 6,35% dos egressos (38) não atuam na área. Com o auxílio
do Ciclo PDCA foram estabelecidas ações de melhorias à implementação e
manutenção ao acompanhamento de egressos e assim proposto um instrumento de
coleta de dados de egresso. Os resultados da pesquisa demonstram o interesse por
parte da coordenação do programa em acompanhar o egresso. Todavia há receio do
não retorno pelo egresso e que a isso corrobora o fato constatado pela pesquisa da
falta de atualização do currículo lattes de egressos. Por fim, o trabalho que contribui à
formação de um banco de dados consistente e entrega como produto um modelo de
acompanhamento de egressos e de instrumento de coleta de dados. O estudo vai ao
encontro à política de acompanhamento de egressos estabelecida pelo Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo uma demanda
necessária aos programas de pós-graduação. Por sua vez, também um compromisso
das universidades com a sociedade e uma necessidade visto o Sistema de Avaliação
da Pós-Graduação.
Collections
The following license files are associated with this item: