Acompanhamento de egressos: estudo de caso em um programa de pós-graduação na UFSM
Fecha
2024-02-02Primeiro coorientador
Specht, Luciano Pivoto
Primeiro membro da banca
Oliveira, Jairo da Luz
Segundo membro da banca
Basso, Raviel Eurico
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Uma das finalidades das universidades é a inserção de indivíduos capacitados ao
exercício profissional e para isso é necessário conhecer a atuação do egresso. Como
objetivo, esta pesquisa almeja contribuir ao aprimoramento do acompanhamento de
egressos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com o estabelecimento de uma
proposta ao controle das informações dos egressos de forma que contribua a fomentar
a avaliação do programa perante a CAPES. A pesquisa possui uma abordagem
qualitativa/quantitativa como estudo de caso e apresenta procedimentos de pesquisa
bibliográfica e documental, subsídio à realidade estudada. Para o estudo ocorreu a
coleta de dados da atuação dos egressos por meio do currículo lattes, internet e redes
sociais. Com os resultados da pesquisa apresentados em três tópicos, com o relato
do coordenador do programam verificou-se que não há uma forma estruturada de
acompanhar o seu egresso o que dificulta a compilação de dados e a implementação
de ações de relacionamento. Por sua vez, a UFSM não possui, institucionalmente, um
programa de acompanhamento de egressos, que dificulta a implementação isolada
pelo programa. Com média de 23,04 egressos/ano, constatou-se que 68,57% (48)
egressos de doutorado são também egressos do mestrado. Com foco da pesquisa
nos critérios de avaliação da CAPES, atuação do egresso em relação à formação
recebida, 91,15% (546 egressos) possuem atuação profissional na área de formação
recebida no curso. Apenas 6,35% dos egressos (38) não atuam na área. Com o auxílio
do Ciclo PDCA foram estabelecidas ações de melhorias à implementação e
manutenção ao acompanhamento de egressos e assim proposto um instrumento de
coleta de dados de egresso. Os resultados da pesquisa demonstram o interesse por
parte da coordenação do programa em acompanhar o egresso. Todavia há receio do
não retorno pelo egresso e que a isso corrobora o fato constatado pela pesquisa da
falta de atualização do currículo lattes de egressos. Por fim, o trabalho que contribui à
formação de um banco de dados consistente e entrega como produto um modelo de
acompanhamento de egressos e de instrumento de coleta de dados. O estudo vai ao
encontro à política de acompanhamento de egressos estabelecida pelo Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo uma demanda
necessária aos programas de pós-graduação. Por sua vez, também um compromisso
das universidades com a sociedade e uma necessidade visto o Sistema de Avaliação
da Pós-Graduação.
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