O cotidiano de crianças num contexto de pandemia
Visualizar/ Abrir
Data
2023-03-31Primeiro coorientador
Guazina, Félix Miguel Nascimento
Primeiro membro da banca
Rocha, Michele Cervo da
Segundo membro da banca
Ferrer, Ana Luiza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Nosso cotidiano sofreu diversas mudanças e impactos devido à pandemia do COVID-19,
nesse contexto fomos mapeando o cotidiano de três crianças de famílias distintas de um
município do interior do estado do Rio Grande do Sul. A questão norteadora do estudo foi
analisar a experiência de ser criança no cotidiano da pandemia de três famílias. Como
objetivos secundários, tem-se descrever o cotidiano de três famílias na pandemia e
compreender as concepções de saúde mental nas três famílias num contexto de pandemia.
Como metodologia utilizamos uma aproximação do método cartográfico, onde nos encontros
foram entrevistados uma criança e um familiar de cada grupo familiar. Ainda usamos também
para a produção dos dados o diário de campo, onde nos encontros de forma online e
presencial eram escritas as percepções e sensações da pesquisadora e das famílias. No
decorrer do processo os familiares tiveram seus cotidianos modificados, e devido aos
impactos do COVID-19 houve também um sofrimento psíquico devido ao isolamento social.
Nas crianças os seus respectivos cotidianos sofreram modificações, onde elas aumentaram o
tempo do uso de tecnologias para o brincar e estudar. Percebemos ainda que seus repertórios
sobre esse brincar muitas vezes se limitam a jogos virtuais, trazendo consequências e
limitações nas suas experiências no ser criança no seu cotidiano.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: