Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Luiz Fernando dos Santos da Silva
dc.date.accessioned2024-04-25T13:02:31Z
dc.date.available2024-04-25T13:02:31Z
dc.date.issued2024-03-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31839
dc.description.abstractThe present work aims to study the experiences of carters, coachmen and chauffeurs from Santa Maria during the First Republic, intersecting the categories of race and social class, in addition to understanding the constitution of the urban transport sector in that period. We will problematize the post-Abolition period, taking as a starting point the trajectories of black workers. It was possible to observe the agency of those subjects, many former slaves and other descendants of formerly enslaved people, who sought better working and existence conditions in Santa Maria, in a context marked by precariousness and racism, which emerges as a historical problem. We will also investigate the conflicts, solidarities and organization among those workers, which also attracted our attention to the different types of associations in which those subjects were involved – both class organizations and black associations in the city. The articulations between the Santa Maria transporters, many of them black, open up space for us to reflect on a problem in the historiography of work in Brazil, which is the existence of a “historiographic wall” that prevents dialogue between the History of Labor and the History of Slavery and Post-Abolition – a wall that has been overcome in recent years, through a historiography increasingly committed to understanding black experiences in the world of work. Black workers did not disappear with the signing of the golden law, much less were they “replaced” by European immigrants. The processes unleashed in the last decades of the 19th century made possible an endless number of strategies adopted by the black population of Brazil, denoting the visions of freedom, expectations, frustrations, in short, the experiences of social agents, among them the cart drivers, hitchhikers and chauffeurs of Santa Maria which will appear on the following pages.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalhadorespor
dc.subjectSanta Mariapor
dc.subjectTransportespor
dc.subjectModernizaçãopor
dc.subjectPós-aboliçãopor
dc.subjectWorkerseng
dc.subjectTransporteng
dc.subjectModernizationeng
dc.subjectPost-abolitioneng
dc.titleEntre o trote dos cavalos e o ronco dos motores: os trabalhadores do setor de transportes urbanos de Santa Maria no pós-abolição (1898 – 1937)por
dc.title.alternativeBetween the treat of horses and the roar of car engines: Workers in the urban transport sector of Santa Maria in the post-abolition (1898 – 1937)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo estudar as experiências dos carroceiros, boleeiros e chauffeurs de Santa Maria durante a Primeira República, interseccionando as categorias raça e classe social, além de compreender a constituição do setor de transportes urbanos naquele período. Problematizamos o pós-Abolição, tendo como ponto partida as trajetórias dos trabalhadores negros. Observamos a agência daqueles sujeitos, muitos egressos da escravidão e outros descendentes de ex-escravizados, que buscaram em Santa Maria melhores condições de trabalho e existência, num contexto marcado pela precariedade e o racismo, que surge como um problema histórico. Investigamos também os conflitos, solidariedades e a organização entre aqueles trabalhadores, o que despertou a nossa atenção aos diferentes tipos de agremiações associativas em que aqueles sujeitos estiveram envolvidos – tanto organizações de classe, como associações negras da cidade. Utilizamos como fontes os livros de matrículas dos carroceiros, boleeiros e chauffeurs de Santa Maria, entre os anos de 1924 a 1928; processos criminais, habilitações de casamento e demais registros civis, além de jornais e a documentação da Intendência Municipal, que foram analisados partindo de diferentes abordagens metodológicas como a microanálise de base serial e a micro-história. As articulações entre os transportadores de Santa Maria, muitos deles negros, abrem margem para refletirmos sobre um problema da historiografia do trabalho no Brasil, que é a existência de um “muro historiográfico” que impede o diálogo entre a História do Trabalho e a História da Escravidão e do Pós-Abolição – muro que tem sido ultrapassado nos últimos anos, através de uma historiografia cada vez mais comprometida em entender as experiências negras nos mundos do trabalho. Trabalhadores negros não desapareceram com o assinar da lei áurea, muito menos foram “substituídos” por imigrantes europeus. Os processos desencadeados nas últimas décadas do século XIX possibilitaram um número sem fim de estratégias adotadas pela população negra do Brasil, denotando as visões da liberdade, expectativas, frustrações, enfim, as experiências dos agentes sociais, dentre eles os carroceiros, boleeiros e chauffeurs de Santa Maria que figurarão nas páginas a seguir.por
dc.contributor.advisor1Farinatti, Luís Augusto Ebling
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1043707938149901por
dc.contributor.advisor-co1Grigio, Ênio
dc.contributor.referee1Flores, Mariana Flores da Cunha Thompson
dc.contributor.referee2Moreira, Paulo Roberto Staudt
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1759094122523932por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International