Desafios dos professores para mediação pedagógica de estudantes com transtorno do espectro autista na educação profissional e tecnológica
Fecha
2024-03-05Primeiro membro da banca
Muller, Aline Lima Hermes
Segundo membro da banca
Lena, Marisangela Spolaôr
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
O trabalho intitulado “Desafios dos Professores para Mediação Pedagógica de Estudantes com
Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” insere-se na
linha de pesquisa Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa
desenvolveu-se a partir da indagação: quais as necessidades formativas dos professores para
mediação da aprendizagem? Neste contexto, o presente trabalho visa analisar os desafios dos
professores para mediação pedagógica de estudantes com TEA na EPT para proposição de um curso
de formação continuada. A pesquisa está estruturada em 3 manuscritos, onde o primeiro estudo
consiste em um estudo de caso, em uma perspectiva exploratória. O segundo manuscrito visa
identificar se os professores recorrem a recursos das tecnologias para mediação da aprendizagem e
como as utilizam A pesquisa trata-se de um estudo de campo com abordagem qualitativa e
quantitativa, de cunho exploratório-explicativo. O terceiro manuscrito ancora-se na metodologia
Design BasedResearch (DBR), visando planejar um curso de formação de professores que
pudesse contribuir para minimizar as dificuldades percebidas, tanto na literatura analisada
quanto nos dados retornantes do survey. Para melhor compreender o contexto real da pesquisa,
foi inicialmente realizada uma revisão da literatura, para entender o que tem sido pesquisado sobre
isso, neste recorte de pesquisa. Além disso, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um
questionário do tipo survey. Foram sujeitos da pesquisa, 31 professores atuantes na Educação
Profissional e Tecnológica. Os dados quantitativos coletados na pesquisa foram analisados por meio
da estatística descritiva, e os dados qualitativos analisados com base na Análise de Conteúdo de
Bardin. Os resultados apontam haver uma lacuna existente na literatura em relação aos processos de
ensino e aprendizagem de pessoas com transtornos do espectro autista na EPT, o que, por si só, já
justifica este trabalho. Os dados retornantes do survey permitem inferir que, embora alguns
professores tenham conhecimentos sobre o que é TEA, para muitos, o conhecimento é superficial e
eles não se sentem preparados para mediação pedagógica desses sujeitos. Assim, ao final deste
trabalho, esboça-se um princípio de design de um curso de formação de professores voltado ao TEA.
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