Mostrar registro simples

dc.creatorMinuzzi, Cristiele Dal Osto
dc.date.accessioned2024-05-14T10:40:38Z
dc.date.available2024-05-14T10:40:38Z
dc.date.issued2024-04-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31893
dc.description.abstractThe aim of this study was to assess the perception of well-being of the various stakeholder groups that make up an educational institution. This research is classified as quantitative and will include a field survey. In order to achieve the proposed objective, three dimensions of analysis were defined, based on authors on the subject: positive subjective experience; bonds of trust and reciprocity and; satisfaction of needs and fulfillment of desires. Based on these dimensions, the survey instrument was drawn up and sent to specialists for evaluation, and was also pre-tested. The various stakeholder groups that make up the Instituto Federal Farroupilha responded to the questionnaire, namely: administrative technicians in education, teachers, students and outsourced employees, with the aim of being able to analyze the perception of these different stakeholders in relation to well-being in this institutional environment. By analyzing the results, it was possible to identify that in relation to Subjective Well-being and Psychological Well-being, the stakeholders analyzed have a good perception, although there is room for improvement, while in relation to Institutional Well-being, the average perception presented by the stakeholders was lower, showing that it is a point that should be given more attention by IFFar, even though there is some degree of satisfaction with what is already offered by the institution. At the end, an action plan was proposed with suggestions that could improve and increase this understanding of well-being by the various stakeholder groups.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBem-estarpor
dc.subjectStakeholderseng
dc.subjectInstituições educacionaispor
dc.subjectWell-beingeng
dc.subjectEducational institutionseng
dc.titleBem-estar na percepção dos múltiplos stakeholders de instituições educacionaispor
dc.title.alternativeWell-being in the perception of multiple stakeholders in educational institutionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo avaliar a percepção sobre o bem-estar dos diversos grupos de stakeholders que compõem uma instituição de ensino. A presente pesquisa classifica-se como quantitativa e contará com um levantamento de campo do tipo survey. Para o alcance do objetivo proposto, foram definidas três dimensões de análise, baseadas em autores do tema, sendo elas: experiência subjetiva positiva; vínculos de confiança e reciprocidade e; satisfação de necessidades e realização de desejos. A partir dessas dimensões, foi elaborado o instrumento de pesquisa que foi enviado para a avaliação de especialistas e passou ainda por pré-testes. Responderam ao questionário os diversos grupos de stakeholders que compõem o Instituto Federal Farroupilha, quais sejam: técnicos administrativos em educação, docentes, alunos e funcionários terceirizados, almejando ser possível analisar qual a percepção desses diferentes stakeholders em relação ao bem-estar nesse ambiente institucional. Através da análise dos resultados foi possível identificar que em relação ao Bem-estar Subjetivo e ao Bem-estar Psicológico os stakeholders analisados apresentam uma boa percepção, apesar de haver espaço para melhorias, já em relação ao Bem-estar Institucional a média de percepção apresentada pelos stakeholders foi mais baixa, mostrando ser um ponto que deve ter maior atenção por parte do IFFar, ainda que haja algum grau de satisfação com o que já é oferecido pela instituição. Ao final, foi proposto um plano de ação com sugestões que podem vir a melhorar e aumentar essa compreensão e entendimento sobre o bem-estar pelos diversos grupos de stakeholders.por
dc.contributor.advisor1Sarturi, Greici
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4537029350400077por
dc.contributor.referee1Klein, Leander Luiz
dc.contributor.referee2Mascena, Keysa Manuela Cunha de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8228507062530419por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International