Análise da rigidez de misturas recicladas a frio estabilizadas com emulsão e incorporação de cimento ou cal
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Data
2023-12-11Primeiro coorientador
Brondani, Chaveli
Primeiro membro da banca
Specht, Luciano Pivoto
Segundo membro da banca
Santos, Adriana Goulart dos
Terceiro membro da banca
Back, Ana Helena
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O crescimento econômico e demográfico está estritamente ligado a infraestrutura
rodoviária, em razão dos transportes comerciais e de lazer, em sua maioria,
utilizarem vias rodoviárias. Em função disso, os pavimentos rodoviários necessitam
de manutenção e desenvolvimento estrutural. Outro fator, em paralelo, é o descarte
de materiais industriais e a escassez de recursos naturais que possivelmente podem
ser problemas parcialmente resolvidos ao utilizar a reciclagem para o
desenvolvimento de novos pavimentos. Posto isso, o uso do material fresado,
proveniente da recuperação e manutenção de pavimentos deteriorados, vem
ganhando notoriedade, por contribuir economicamente e sustentavelmente no
desenvolvimento de métodos para sua aplicação na pavimentação, destacando-se
na aplicação em camadas de base e sub-base. Entretanto, sua utilização apresenta
limitações, as quais necessitam de aplicação de técnicas que aperfeiçoem as
condições desse insumo, tais como, a estabilização, que se torna uma opção
funcional, econômica e sustentável. O presente estudo tem por objetivo analisar o
comportamento resiliente de misturas recicladas a frio, com material fresado
estabilizado com emulsão, acrescido de cimento Portland ou cal hidratada, ao aplicar
modelos comparativos de rigidez visando o emprego em camadas de base e sub
base de pavimentos. Para que isso ocorra, foram confeccionadas três misturas
recicladas a frio estabilizadas com 3% de emulsão asfáltica de ruptura lenta (RL –
1C), sendo a primeira apenas com emulsão (ME3), a segunda com emulsão e 1% de
cimento Portland (ME3 Cim1) e a terceira com emulsão e 1% de cal hidratada (ME3
Cal1). Os corpos de prova foram moldados no Proctor seguindo o procedimento
Rede 04 da Petrobrás (2010). As amostras sofreram um processo de cura de 48
horas a 60°C conforme a AASHTO, (2023). O ensaio de Módulo de Resiliência
Triaxial (MR) seguiu as especificações da norma DNIT 134/2018-ME, sendo assim,
as amostras foram submetidas a 18 pares de tensões confiantes, as quais simulando
em laboratório as tensões aplicadas ao pavimento pelo solo e cargas de tráfego. De
modo a analisar o comportamento resiliente foram aplicados modelos de regressão e
realizadas comparações com demais materiais granulares de referência. Ainda,
analisou-se as misturas aplicando o software MeDiNa, com o intuito de comparar e
verificar a influência dos teores dos materiais no dimensionamento das camadas.
Por fim, concluiu-se que a estabilização com emulsão e as adições de cimento
Portland e cal supriram as solicitações das camadas de base e diminuíram as
espessuras da camada de revestimento, contribuindo na ampliação dos estudos em
relação a utilização de materiais alternativos para a pavimentação. Destaca-se que a
adição de cal hidratada forneceu ganhos a rigidez e aperfeiçoou as propriedades
das misturas recicladas a frio estabilizadas com emulsão asfáltica.
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