Avaliação formativa de estudantes de enfermagem em estágio curricular supervisionado
Visualizar/ Abrir
Data
2024-03-15Primeiro coorientador
Salbego, Cléton
Primeiro membro da banca
Freitas, Etiane de Oliveira
Segundo membro da banca
Perlini, Nara Marilene Oliveira Girardon
Terceiro membro da banca
Adamy, Edlamar Kátia
Quarto membro da banca
Backes, Vânia Marli Schubert
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Estágio Curricular Supervisionado oportuniza ao estudante de enfermagem vivenciar situações do cotidiano de trabalho do enfermeiro, por meio da aquisição e aperfeiçoamento de habilidades e competências que fundamentam o exercício profissional. Neste contexto formativo, no que diz respeito à avaliação da aprendizagem, recomenda-se o uso de estratégias que permitam a avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Objetivo geral: Desenvolver um Instrumento para Avaliação Formativa de Estudantes de Enfermagem em Estágio Curricular Supervisionado. Objetivos específicos: elaborar um Instrumento para Avaliação Formativa de Estudantes de Enfermagem em Estágio Curricular Supervisionado; validar o conteúdo do instrumento com um painel de especialistas; avaliar com o público-alvo a usabilidade e confiabilidade do Instrumento para Avaliação Formativa de Estudantes de Enfermagem em Estágio Curricular Supervisionado. Método: estudo metodológico, quase-experimental do tipo antes e depois, realizado em três etapas: elaboração, validação e avaliação do instrumento, sustentada pelo referencial teórico de avaliação formativa de Philippe Perrenoud. A etapa de elaboração do instrumento ocorreu no mês de janeiro de 2023, embasado por uma revisão integrativa de literatura e em documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura, Conselho Federal de Enfermagem e Associação Brasileira de Enfermagem. A validação ocorreu no período de junho a setembro de 2023, por meio da técnica e-Delphi modificada. Os dados foram coletados de forma on-line por meio da ferramenta do Google forms®, com instrumento apresentado sob forma de escala do tipo Likert de quatro pontos, em que foram avaliados 12 critérios psicométricos. Na primeira rodada participaram 24 especialistas, enquanto na segunda 12 especialistas, que foram localizados por meio de pesquisas na plataforma do curriculum lattes, em sites institucionais e também por meio da amostragem em bola de neve. Para a avaliação do instrumento realizou-se um estudo quase-experimental do tipo antes e depois, entre outubro e dezembro de 2023, com o público alvo (estudantes, enfermeiros supervisores e docentes), por meio do uso do Instrumento para Avaliação Formativa de Estudantes de Enfermagem em Estágio Curricular Supervisionado. Os dados foram armazenados em planilhas, sendo posteriormente analisados por meio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS)® versão 28.0. A avaliação da confiabilidade e consistência interna do instrumento foi analisada a partir do coeficiente do alfa de Cronbach, a validação global dos critérios psicométricos, bem como dos blocos e itens do instrumento, foi avaliada pelo Índice de Validade de Conteúdo, sendo considerado adequado IVC ≥ que 0,80. As variáveis foram descritas por média e desvio padrão e comparadas entre os grupos através da ANOVA one-way. Para a comparação entre os domínios, a ANOVA para medidas repetidas em conjunto com o teste de Bonferroni foi aplicada. Os resultados do teste e reteste foram avaliados tanto pelo teste t-student para amostras pareadas, quanto pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse. Resultados: Na primeira rodada, participaram 24 especialistas, avaliando o instrumento com IVC de 0,89. Na segunda rodada participaram 12 especialistas, obtendo índice de validade final de 0,92, a confiabilidade foi de 0,993. Na avaliação com o público alvo, houve concordância entre grupos nas médias dos domínios. O instrumento demonstrou-se confiável com alfa de Cronbach de 0,95. Em alguns itens, houve baixa concordância e uma diferença significativa, não havendo possibilidade de reprodutibilidade. Os domínios demonstraram concordância e reprodutibilidade. Não identificou-se sensibilidade à mudança. Conclusão: O instrumento foi validado por um painel de especialistas, representando todas as regiões do país, obtendo-se uma avaliação adequada dos itens e dos domínios, bem como dos demais elementos orientadores, demonstrando que o instrumento é válido e confiável. O instrumento apresenta confiabilidade e reprodutibilidade para ser implementado na avaliação formativa da aprendizagem no estágio.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: