Mostrar registro simples

dc.creatorSchirmann, Andréia Luísa
dc.date.accessioned2024-05-28T14:53:38Z
dc.date.available2024-05-28T14:53:38Z
dc.date.issued2024-03-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31935
dc.description.abstractEven in the face of current educational changes, the textbook remains a crucial tool in the school context, as the most recent editions promise to contribute to language development teaching proposals as social practice through skills and competencies as recommended by BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2018). Therefore, this study aims to investigate the representations of literacies that support the activities constituting three textbooks approved by the PNLD/2021 of English Language for High School students. Therefore, we use as theoretical framework the Pedagogy of Literacies from the New London Group (NLG, 1996), the contributions of Kalantzis, Cope Pinheiro (2020), and Rojo (2012), and the Critical Genre Analysis (MOTTA-ROTH; HEBERLE, 2015), and we also take into account the contributions of Vygotsky (1987) and Freire ([1996]2021). Furthermore, we highlight BNCC (2018) and the PNLD Program (Programa Nacional do Livro Didático, 2017) as guidelines regarding English language teaching in schools. Thus, this qualitative research attempts to highlight to what extent the textbooks chosen as the universe of analysis are subsidized by the Pedagogy of Literacy and the CGA. As analyzing procedures of pre-textual statements, we investigated the Summary Theoretical Foundation and Presentation of textbooks to identify the theoretical affiliation, using the elements rich in meaning from Barton (2004). In the selected units, we sought to observe to what extent they explored the knowledge processes and pedagogies by Kalantzis, Cope, and Pinheiro (2020). The results, which focus on the analysis of the Presentation, Theoretical Framework and Syllabus of each textbook, evidence an affiliation to the teaching of language as social practice (MOTTA-ROTH, 2008) and as lingua franca (BNCC, 2018, p. 242), even though they also present a contradictory affiliation to the European Common Framework for languages, an international parameter, to guide at least two of the textbooks analyzed. In relation to the analysis of the knowledge processes that support the activities of the three units, in general terms, we evidenced a theoretical alignment with the perspective identified in the pre-textual sections, insofar as the units propose to some extent, a(n) didactic, authentic, functional and critical language teaching. However, we highlight that the activities still leave gaps when it comes to materialize practices that lead the learner to act effectively on the proposed problems.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectPedagogia dos letramentospor
dc.subjectAnálise crítica de gênerospor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectPedagogy of literacyeng
dc.subjectCritical genre analysiseng
dc.titleAnálise crítica de livros didáticos de língua inglesa do ensino médio: que representações de letramentos emergem desses textos?por
dc.title.alternativeCritical analysis in high school english books: what representations of literacies emerg from these texts?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoMesmo diante das mudanças educacionais vivenciadas na atualidade, o livro didático continua sendo uma ferramenta importante no contexto escolar, uma vez que os mais recentemente editados prometem contribuir para o desenvolvimento de propostas de ensino da linguagem como prática social, por meio de habilidades e competências, como recomendado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular,2018). Por isso, este estudo tem como objetivo investigar as representações de letramentos que subsidiam as atividades que constituem três LDs aprovados pelo PNLD/2021 de Língua Inglesa para o Ensino Médio. Para tanto, utilizamos como embasamento teórico a Pedagogia dos Letramentos, a partir do Grupo Nova Londres (GNL, 1996), dos pressupostos de Kalantzis; Cope; Pinheiro (2020) e Rojo (2012); e da Análise Crítica de Gêneros (MOTTA-ROTH; HEBERLE, 2015), e, ainda, levamos em consideração as contribuições de Vygotsky (1987) e de Freire ([1996]2021). Em seguida, destacamos a BNCC (2018) e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD, 2017) como documentos norteadores do ensino de língua inglesa no âmbito escolar. Assim, esta pesquisa tem enfoque qualitativo, por meio do qual procuramos evidenciar em que medida os LDs escolhidos como universo de análise são subsidiados pela pedagogia dos Letramentos e pela ACG. Como procedimentos de análise das seções pré-textuais, buscamos investigar o Sumário, a Fundamentação Teórica e a Apresentação de cada LD para identificarmos a afiliação teórica, utilizando os elementos ricos em significação de Barton (2004). Nas UDs selecionadas, procuramos observar em que medida exploravam os processos do conhecimento e as pedagogias discutidas por Kalantzis; Cope; Pinheiro (2020). Os resultados da análise das seções de “Apresentação”, “Fundamentação Teórica” e “Sumário” dos referidos LDs, evidenciam uma afiliação ao ensino da linguagem como prática social (MOTTA-ROTH, 2008) e como língua franca (BNCC, 2018, p. 242), embora também apresentem contraditoriamente o Quadro Comum Europeu, parâmetro internacional, para orientar pelo menos dois dos referidos LDs analisados. Em relação à análise dos processos de conhecimento que subsidiam as atividades das três UDs, evidenciamos, em linhas gerais, um alinhamento teórico à perspectiva identificada nas seções pré-textuais, na medida em que as UDs propõem um ensino da linguagem, em alguma medida, didático, autêntico, funcional e crítico. Todavia, destacamos que as atividades ainda deixam a desejar no que se refere à materialização de práticas que levem o aprendiz a agir efetivamente sobre os problemas discutidos.por
dc.contributor.advisor1Ticks, Luciane Kirchhof
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7272164343733019por
dc.contributor.referee1Marcuzzo, Patrícia
dc.contributor.referee2Trivisiol, Vanessa Severo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6593593985516798por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International