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dc.creatorCiello, Renata Romanzini
dc.date.accessioned2024-05-28T15:04:19Z
dc.date.available2024-05-28T15:04:19Z
dc.date.issued2024-03-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31936
dc.description.abstractThis work aims to analyze the relationship between the use of storytelling technique and engagement of stakeholders in a public organization. The research is classified as causal and quantitative, using experimental research as a methodological approach. An experiment was carried out in a scenario format as a stimulus for analysis, with an experimental design (Between-subjects). The literature used was based on Stakeholder Theory and Narrative Theory, especially to measure engagement, an adapted scale was used, based on three dimensions: affective commitment, positive affectivity and empowerment. Based on these dimensions, a research instrument was developed, submitted to expert evaluation and, after the suggested corrections, it underwent pre-testing. Subsequently, the instrument was applied to stakeholders of the chosen public institution, the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), including teachers, administrative technicians in education and students. Data were analyzed using ANOVA. Analysis of the collected data confirmed the proposed hypothesis that a communication strategy that employs the storytelling technique promotes stakeholder engagement in the organization's actions. Thus, the use of storytelling emerges as a communication strategy tool to achieve effectiveness in public management related to engagement.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectStorytellingeng
dc.subjectEngajamentopor
dc.subjectStakeholderseng
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEngagementeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectOrganizationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleStorytelling e sua relação com o engajamento de stakeholders: um experimento no contexto de uma instituição pública de ensinopor
dc.title.alternativeStorytelling and its relationship with stakeholder engagement: an experiment in the context of a public educational institutioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar a relação entre o uso da técnica do storytelling e o engajamento dos stakeholders de uma organização pública. A pesquisa é classificada como causal e quantitativa, adotando como abordagem metodológica a pesquisa experimental. Realizou-se um experimento em formato de cenário como estímulo para análise, com desenho experimental (Between-subjects). A literatura utilizada fundamentou-se na Teoria dos Stakeholders e na Teoria Narrativa, especialmente para mensurar o engajamento, empregou-se uma escala adaptada, baseada em três dimensões: comprometimento afetivo, afetividade positiva e empoderamento. A partir dessas dimensões, desenvolveu-se um instrumento de pesquisa, submetido à avaliação de especialistas e, após as correções sugeridas, passou por pré-teste. Posteriormente, o instrumento foi aplicado aos stakeholders da instituição pública escolhida, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), incluindo docentes, técnicos-administrativos em educação e alunos. Os dados foram analisados por meio de ANOVA. A análise dos dados coletados confirmou a hipótese proposta de que uma estratégia de comunicação que emprega a técnica do storytelling promove o engajamento dos stakeholders nas ações da organização. Assim, o uso do storytelling emerge como uma ferramenta de estratégia de comunicação para alcançar a efetividade na gestão pública relacionada ao engajamento.por
dc.contributor.advisor1Sarturi, Greici
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4537029350400077por
dc.contributor.referee1Mortari, Elisangela Carlosso Machado
dc.contributor.referee2Souza, Lucas Lopes Ferreira de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170776114393153por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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