Tecnologias educacionais para o atendimento de estudantes com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia na educação profissional e tecnológica
Visualizar/ Abrir
Data
2023-04-28Primeiro coorientador
Barin, Cláudia Smaniotto
Primeiro membro da banca
Castro, Sabrina Fernandes de
Segundo membro da banca
Nonemacher, Sandra Elizabeth
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Inovação para a Educação Profissional e Tecnológica do mestrado acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. A pesquisa desenvolveu-se a partir da seguinte questão: Quais tecnologias educacionais são usadas para o atendimento de estudantes do espectro autista em tempos de ensino remoto na EPT? Com base nessa pergunta buscou-se identificar quais as tecnologias digitais e ferramentas ofertadas aos estudantes dos cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, suas contribuições para minimizar as consequências do distanciamento social e a eficiência nos processos de ensino e aprendizagem, possibilitando a inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A metodologia da pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa com estudo de caso, os sujeitos da pesquisa foram os professores atuantes da EPT que possuem alunos diagnosticados com TEA. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com perguntas do tipo survey com perguntas abertas e fechadas, enviadas por e-mail a 1563 docentes de instituições vinculadas com a modalidade da EPT. Obtivemos 61 respostas. A partir da análise dos dados obtidos foi possível inferir que a pandemia destacou tanto os benefícios como os desafios do uso de tecnologias educacionais. Nesse sentido, é importante que os educadores continuem a explorar o potencial dessas tecnologias, ao mesmo tempo que trabalham para superar os desafios e garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário a uma educação de qualidade.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: