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dc.creatorNunes, Marcela Martins
dc.date.accessioned2024-06-03T15:47:25Z
dc.date.available2024-06-03T15:47:25Z
dc.date.issued2023-04-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31957
dc.description.abstractThe present work is part of the line of research Innovation for Professional and Technological Education of the academic master's degree in Professional and Technological Education of the Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. The research was developed from the following question: What educational technologies are used to care for students on the autistic spectrum in times of a pandemic at EPT? Based on this question, we sought to identify which digital technologies and tools are offered to students of technical courses of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, their contributions to minimizing the consequences of social distancing and efficiency in teaching and learning processes, enabling the inclusion of autistic students. The research methodology is based on a qualitative approach with a case study, the research subjects were the teachers working at EPT who have students diagnosed within the Autistic Spectrum Disorder (ASD). The data collection instrument used was a questionnaire with survey-type questions with open and closed questions, sent by email to 1563 professors from institutions linked to the EPT modality. We obtained 61 answers and the data were analyzed and the results were discussed. From which it was inferred that the pandemic highlighted both the benefits and challenges of using educational technologies. In this regard, it is important that educators continue to explore the potential of these technologies, while working to overcome the challenges and ensure that all students have equal access to a quality educationeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEPTpor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectDigital technologieseng
dc.subjectAutismeng
dc.subjectRemote learningeng
dc.titleTecnologias educacionais para o atendimento de estudantes com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia na educação profissional e tecnológicapor
dc.title.alternativeEducational technologies to serve students on the autism spectrum in times of pandemic in professional and technological educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Inovação para a Educação Profissional e Tecnológica do mestrado acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. A pesquisa desenvolveu-se a partir da seguinte questão: Quais tecnologias educacionais são usadas para o atendimento de estudantes do espectro autista em tempos de ensino remoto na EPT? Com base nessa pergunta buscou-se identificar quais as tecnologias digitais e ferramentas ofertadas aos estudantes dos cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, suas contribuições para minimizar as consequências do distanciamento social e a eficiência nos processos de ensino e aprendizagem, possibilitando a inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A metodologia da pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa com estudo de caso, os sujeitos da pesquisa foram os professores atuantes da EPT que possuem alunos diagnosticados com TEA. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com perguntas do tipo survey com perguntas abertas e fechadas, enviadas por e-mail a 1563 docentes de instituições vinculadas com a modalidade da EPT. Obtivemos 61 respostas. A partir da análise dos dados obtidos foi possível inferir que a pandemia destacou tanto os benefícios como os desafios do uso de tecnologias educacionais. Nesse sentido, é importante que os educadores continuem a explorar o potencial dessas tecnologias, ao mesmo tempo que trabalham para superar os desafios e garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário a uma educação de qualidade.por
dc.contributor.advisor1Ellensohn, Ricardo Machado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0307859719242030por
dc.contributor.advisor-co1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.referee1Castro, Sabrina Fernandes de
dc.contributor.referee2Nonemacher, Sandra Elizabeth
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9121825075194943por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


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