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dc.contributor.advisorBirrer, Jucelaine Arend
dc.creatorBaldin, Bianca Vieira
dc.date.accessioned2024-06-04T12:08:08Z
dc.date.available2024-06-04T12:08:08Z
dc.date.issued2024-02-28
dc.date.submitted2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31961
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2024.por
dc.description.abstractThe article aims to report on the humanization actions carried out in a Neonatal Intensive Care Unit (NICU). It is an experiential report, with a descriptive approach, carried out by a nursing resident from a Multiprofessional Residency Program with an emphasis on women's and children's health in the Central region of Rio Grande do Sul. The NICU environment encompasses strategies to minimize stressors and suffering for the family unit, including Neuroprotective Care, which is subdivided into: pain relief – nonnutritive sucking and 25% glucose, skin-to-skin contact and breastfeeding, postural organization, minimal handling, and noise and light control. Additionally, Breastfeeding and Maternal Nursing, the Kangaroo Method, and Parental Support are included. The adoption of good practices aimed at humanizing NICUs should be based on the construction of singular care, guided by initiatives that can provide effective strategies in promoting the welcoming, physical, psychosocial, and spiritual well-being of the newborn (NB), their family, and the assisting team. The experience as a nursing resident in a NICU was of utmost importance for acquiring new theoretical and practical knowledge and for the enhancement of skills. The recording of good practices is essential for the promotion of evidence-based knowledge, which demonstrates in literature and in practice, its effectiveness and importance in the day-to-day health care of the NB and family.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectUTI neonatalpor
dc.subjectRecém-nascidopor
dc.subjectHumanização da assistênciapor
dc.subjectNeonatal ICUeng
dc.subjectNewborneng
dc.subjectHumanization of assistanceeng
dc.titleAções de humanização em uma unidade de terapia intensiva neonatal: um relato de experiênciapor
dc.title.alternativeHumanization actions in a neonatal intensive care unit: an experience reporteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoO artigo tem como objetivo relatar as ações de humanização realizadas em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de um relato de experiência, de abordagem descritiva, realizado por uma residente de enfermagem de um Programa de Residência Multiprofissional com ênfase na saúde da mulher e da criança da região Central do Rio Grande do Sul. O ambiente da UTIN engloba estratégias afim de minimizar estressores e sofrimento do núcleo familiar, sendo eles: Cuidados Neuroprotetores, subdivididos em: alívio da dor – sucção não nutritiva e glicose 25% e contato pele a pele e amamentação, organização postural, manuseio mínimo e ruídos e luminosidade, por fim, Amamentação e Aleitamento materno, Método canguru e Acolhimento aos pais. A adoção de boas práticas com vistas a humanização em UTIN devem estar alicerçadas na construção do cuidado singular, pautados em iniciativas que possam disponibilizar de estratégias efetivas na promoção do acolhimento, no bem-estar físico psico espiritual do recém-nascido (RN), de sua família e da equipe assistente. A experiência como residente em enfermagem em uma UTIN foi de suma importância para obtenção de novos conhecimentos teórico-práticos e aprimoramento de saberes, o registro de boas práticas é essencial para a promoção de conhecimento baseado em evidências, que demonstram na literatura e na prática, sua efetividade e importância no dia a dia da assistência à saúde ao RN e família.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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