A formação docente e o uso das tecnologias digitais durante o ensino remoto na EPT – desafios e potencialidades
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Data
2023-05-03Primeiro coorientador
Barin, Cláudia Smaniotto
Primeiro membro da banca
Turchetti, Rogério
Segundo membro da banca
Zancanaro, Aline Machado
Metadata
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O presente trabalho busca investigar de que maneira as tecnologias de informação e comunicação contribuem para a práxis docente na modalidade do ensino remoto. Como objetivo geral buscou-se analisar as contribuições das diferentes tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem, bem como a importância da formação continuada dos profissionais, o desempenho dos estudantes durante e após o processo de distanciamento social, bem como refletir acerca das metodologias e tecnologias usadas para qualificar a aprendizagem no curto e no longo prazo dos estudantes da EPT de alguns Institutos Federais e as escolas Técnicas: Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Colégio Evangélico Panambi e o Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias de Cruz Alta. A metodologia se baseia em pesquisa de campo exploratória com uma abordagem quali-quantitativa. Como resultado, observou-se que os professores encontraram muitas dificuldades para se adaptar a esse novo formato de ensino, porém os ganhos em aprendizado e conhecimentos em relação aos usos da TDIC apontados pelos docentes foram significativos, despertando tanto nos professores quanto nos estudantes a imaginação, independência e criatividade para solucionar problemas, que antes eram resolvidos no modo presencial. Esses avanços conduzem a transformações progressivas na educação, mudanças de paradigmas e consciência de que as tecnologias são instrumentos com capacidade de modificar os processos de ensino e aprendizagem.
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