Mostrar registro simples

dc.creatorHeusner, Luciane Müller
dc.date.accessioned2024-06-04T14:42:59Z
dc.date.available2024-06-04T14:42:59Z
dc.date.issued2023-05-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31965
dc.description.abstractThe present work seeks to investigate how information and communication technologies contribute to teaching practice in the modality of remote teaching. As a general objective, we sought to analyze the contributions of different information and communication technologies in the teaching and learning process, as well as the importance of continuing education for professionals, the performance of students during and after the process of social distancing, as well as reflecting on of the methodologies and technologies used to qualify the short and long-term learning of EPT students from some Federal Institutes and Technical schools: Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Colégio Evangélico Panambi and the Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias de Cruz Alta. The methodology is based on exploratory field research with a quail-quantitative approach. As a result, it was observed that teachers found it very difficult to adapt to this new teaching format, but the gains in learning and knowledge regarding the uses of DICT pointed out by teachers were significant, awakening both teachers and students imagination. Independence and creativity to solve problems, which were previously solved in person. These advances lead to progressive transformations in education, paradigm shifts and awareness that technologies are instruments capable of modifying teaching and learning processes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectUso das TDICpor
dc.subjectEPTpor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectFluência tecnológicapor
dc.subjectUse of DICTeng
dc.subjectRemote learningeng
dc.subjectTechnological fluencyeng
dc.titleA formação docente e o uso das tecnologias digitais durante o ensino remoto na EPT – desafios e potencialidadespor
dc.title.alternativeTeacher training and the use of digital technologies during remote teaching at EPT – challenges and potentialitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho busca investigar de que maneira as tecnologias de informação e comunicação contribuem para a práxis docente na modalidade do ensino remoto. Como objetivo geral buscou-se analisar as contribuições das diferentes tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem, bem como a importância da formação continuada dos profissionais, o desempenho dos estudantes durante e após o processo de distanciamento social, bem como refletir acerca das metodologias e tecnologias usadas para qualificar a aprendizagem no curto e no longo prazo dos estudantes da EPT de alguns Institutos Federais e as escolas Técnicas: Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Colégio Evangélico Panambi e o Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias de Cruz Alta. A metodologia se baseia em pesquisa de campo exploratória com uma abordagem quali-quantitativa. Como resultado, observou-se que os professores encontraram muitas dificuldades para se adaptar a esse novo formato de ensino, porém os ganhos em aprendizado e conhecimentos em relação aos usos da TDIC apontados pelos docentes foram significativos, despertando tanto nos professores quanto nos estudantes a imaginação, independência e criatividade para solucionar problemas, que antes eram resolvidos no modo presencial. Esses avanços conduzem a transformações progressivas na educação, mudanças de paradigmas e consciência de que as tecnologias são instrumentos com capacidade de modificar os processos de ensino e aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Ellensohn, Ricardo Machado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0307859719242030por
dc.contributor.advisor-co1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.referee1Turchetti, Rogério
dc.contributor.referee2Zancanaro, Aline Machado
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5027448442809416por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International