Modelo para medir o potencial de adoção dos consumidores à tecnologia fotovoltaica a partir de Power Big Data
View/ Open
Date
2024-03-15Primeiro membro da banca
Rigo, Paula Donaduzzi
Segundo membro da banca
Piran, Fabio Antônio Sartori
Terceiro membro da banca
Freires, Francisco Gaudêncio Mendonça
Quarto membro da banca
Pinheiro, José Renes
Metadata
Show full item recordAbstract
O setor elétrico está passando por uma transformação histórica da rede para o modelo de
geração e armazenamento distribuído, e a energia fotovoltaica é uma das principais tecnologias
usadas nessa transformação em todo o mundo. Em diversos países foram publicadas leis que
permitem aos consumidores de energia elétrica conectarem os sistemas de geração à rede de
distribuição, como a Lei 14.300, de 6 de janeiro de 2022, no Brasil. O prossumidor é o novo
agente nos mercados de eletricidade, e o seu processo de tomada de decisão relacionado a
adoção fotovoltaica é vulnerável às influências da heterogeneidade individual e interações
complexas, pois envolve alto custo de investimento inicial, influências externas e falta de
informação. Os diferentes aspectos comportamentais ressignificam a relação do consumidor
com a energia, causando implicações principalmente na relação entre o consumidor e os
Operadores do Sistema de Distribuição (OSD), que são atores-chave na aceitação fotovoltaica.
Porém a proliferação da tecnologia desafia a própria natureza do monopólio natural e não está
necessariamente alinhada com os objetivos de negócio dos OSD, com isso é necessário que os
OSD estejam mais bem informados para a tomada de decisão relacionada a difusão fotovoltaica.
Essa pesquisa desenvolveu dois modelos, o primeiro baseado na opinião dos consumidores e o
segundo orientado a dados de Power Big Data, uma abordagem inovadora que busca combinar
análise de dados e métodos multicritérios para mensuração do comportamento do consumidor
quando o número de alternativas é substancialmente elevado. O modelo baseado na opinião dos
consumidores foi aplicado em 20 especialistas e 29 consumidores, dos quais nove consumidores
apresentaram um potencial de adoção superior a 90%. Além disso, a exploração do potencial
do Power Big Data dos OSD identificou 15 atributos de dados influentes em 10 KPIs de adoção
da tecnologia fotovoltaica. O estudo de caso analisou o potencial de adoção fotovoltaica de
25.180 consumidores em 30.858 unidades consumidoras da área de concessão de um OSD do
sul do Brasil. Foram desenvolvidas duas ferramentas computacionais para a aplicação prática
da modelagem, uma aplicação mobile para o modelo de opinião e uma aplicação web para o
modelo de Power Big Data. Os resultados destacam a contribuição substancial dos modelos
propostos na compreensão dos fatores determinantes para a decisão de adesão fotovoltaica e na
mensuração do diagnóstico do potencial de aderir a tecnologia fotovoltaica, com adaptabilidade
bem-sucedida a conjuntos de dados heterogêneos e aplicabilidade prática reforçando sua
utilidade em ambientes complexos, fornecendo informações valiosos para OSD, integradores e
formuladores de políticas.
Collections
The following license files are associated with this item: