Mostrar registro simples

dc.creatorCosta, Maria Eduarda Prauchner da
dc.date.accessioned2024-06-10T15:43:29Z
dc.date.available2024-06-10T15:43:29Z
dc.date.issued2024-03-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32010
dc.description.abstractThe field of study encompassing aphasia is extensive. It spans several areas of knowledge, such as Speech Therapy, Psychology, and Neurology, among others, and with linguist Roman Jakobson, aphasia has also come to be studied as a linguistic problem. The author established a typology for aphasia: contiguity disorder and similarity disorder. With the linguist Émile Benveniste, we can study man in language through studies that deal with enunciation, which includes the categories of person, time, and place. According to Benveniste, the speaker appropriates language and immediately places another person as his or her addressee, using specific indices and accessories to express his or her particular relationship with reality. This possibility of studying language in use extends to subjects with aphasia, allowing for analyses of language in disorder. As for the writing of subjects with aphasia, studies are scarce with an enunciative bias, which is a fertile contribution to studies in the linguistic field. Therefore, this research aims to investigate the enunciative movements produced by three subjects with aphasia during the elaboration of written utterances, considering Benveniste’s enunciative theory and Jakobson’s proposition of aphasia. It is a qualitative study; individual and group writing workshops were held with three participants from the Interdisciplinary Coexistence Group (GIC) at the Federal University of Santa Maria to collect the corpus. The results show that the three participants produced written enunciations in which it was possible to observe the enunciative movements but with different predominances and frequencies. From the analyses, it was possible to ascertain that aspects of each subject’s respective aphasia are reflected in their writing, and movements were identified in writing linked to difficulties arising from the similarity disorder but not the contiguity disorder. The occurrence of a new movement, here called testing, was also verified. Finally, we conclude that subjects with aphasia can produce movements in writing influenced by aspects of similarity disorder, which was not observed in the case of contiguity. It is expected that these considerations will help provide a better understanding of the uses and aspects of language in disorder in the enunciative act of writing, thus contributing to linguistic studies in the field of aphasia.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnunciaçãopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectAfasiapor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectEnunciationeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectAphasiaeng
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.titleMovimentos enunciativos na escrita de sujeitos com afasiapor
dc.title.alternativeEnunciative movements in the writing of subjects with aphasiaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO campo de estudos que engloba as afasias é extenso e percorre diversas áreas do conhecimento, como Fonoaudiologia, Psicologia, Neurologia, entre outras, e, com o linguista Roman Jakobson, a afasia passou a ser estudada também como um problema linguístico. O autor estabelece uma tipologia para as afasias: distúrbio de contiguidade e de similaridade. Com o linguista Émile Benveniste, tem-se a oportunidade de estudar o homem na língua por intermédio de estudos que abordam a enunciação, a qual comporta as categorias de pessoa, tempo e lugar. De acordo com o estudioso, o locutor apropria-se da língua e coloca imediatamente um outro como seu alocutário, utilizando-se de índices específicos e acessórios para expressar sua relação particular com a realidade. Essa possibilidade de estudo da língua em uso estende-se a sujeitos que apresentam afasia, permitindo, então, análises da língua em distúrbio. Quanto à escrita de sujeitos com afasia, observa-se escassez com relação a trabalhos com viés enunciativo; o que se mostra fértil contribuição para os estudos no campo linguístico. Assim, esta pesquisa tem como objetivo averiguar movimentos enunciativos produzidos por três sujeitos com afasia durante a elaboração de enunciações escritas, considerando a teoria enunciativa de Benveniste e a proposição das afasias trazida por Jakobson. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo; para a coleta do corpus, foram realizadas oficinas de escrita individuais e grupais com três participantes do Grupo Interdisciplinar de Convivência (GIC) da Universidade Federal de Santa Maria. Como resultados, observamos que os três participantes produziram enunciações escritas nas quais foi possível averiguar os movimentos enunciativos, porém com predominâncias e frequências diferentes. A partir das análises, foi possível verificar que aspectos das respectivas afasias de cada sujeito se refletem em suas escritas, e foram identificados movimentos na escrita atrelados a dificuldades provenientes do distúrbio de similaridade, mas não do de contiguidade. Verificou-se também a ocorrência de um novo movimento, aqui chamado de testagem. Por fim, concluímos que sujeitos com afasia podem produzir movimentos na escrita influenciados por aspectos provenientes do distúrbio de similaridade, o que não foi observado no caso da contiguidade. Esperamos que essas considerações possam auxiliar na maior compreensão dos empregos e aspectos da linguagem em distúrbio no ato enunciativo da escrita, contribuindo, assim, com estudos linguísticos no que diz respeito ao campo das afasias.por
dc.contributor.advisor1Della Méa, Célia Helena de Pelegrini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7002828574574997por
dc.contributor.referee1Simoni, Simone Nicolini de
dc.contributor.referee2Endruweit, Magali Lopes
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8520481152726140por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International