Mostrar registro simples

dc.creatorDalla Corte, Liriana Corrêa
dc.date.accessioned2024-06-11T11:56:36Z
dc.date.available2024-06-11T11:56:36Z
dc.date.issued2024-03-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32011
dc.description.abstractSeveral functions currently assigned to teachers have impacted their health and well-being. This points out the need for continued training focused on pedagogical practice, but also on comprehensive health. In this sense, this study set out to investigate the perceptions about health, well-being and quality of life of a group of teachers from a public school in the interior of Rio Grande Sul State, as well as how Yoga, an ancient Indian philosophy of body practice, can contribute to well-being at school. Quantitative and qualitative collaborative exploratory research was developed upon returning to face-to-face activities, shortly after going through restrictions imposed by the COVID-19. In the pandemic scenario, the entire school community had to readapt to a new form of teaching, which took place remotely. To this end, the research initially used the Short form-36 questionnaire in order to investigate teachers' perceptions of health and quality of life. Soon after, a training intervention was carried out focusing on well-being, where questions were asked about influencing factors on the topic. Finally, the teaching staff showed interest in taking Yoga classes, which took place at the school's headquarters, with the aim of providing an environment for pause, reflection, moments of listening and collective dialogue. As a result, the importance of addressing health promotion within the scope of continuing education was observed, given that teachers have been feeling overwhelmed with their work activities for some time and remote teaching brought about by the pandemic has only exacerbated these issues. Yoga at school has encouraged important reflections regarding health. In this study, it sparked the interest of teachers, who felt benefits on a physical, mental and emotional level.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectPromoção da saúdepor
dc.subjectYogapor
dc.subjectContinuing education of teacherseng
dc.subjectHealth promotioneng
dc.titleO Yoga como ferramenta de promoção da saúde na escolapor
dc.title.alternativeYoga as a health promotion tool at schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoDiversas funções hoje atribuídas ao professor têm impactado em sua saúde e bem-estar. Isso aponta para a necessidade de formações continuadas voltadas à prática pedagógica, mas também à saúde integral. Nesse sentido, esse estudo se propôs a investigar as percepções sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida de um grupo de professores de uma escola pública do interior do RS, bem como, de que forma o Yoga filosofia e prática corporal milenar indiana, pode contribuir para o bem-estar na escola. A pesquisa colaborativa quanti-qualitativa de natureza exploratória foi desenvolvida no retorno às atividades presenciais, logo após passarmos por restrições impostas pela COVID-19. No cenário pandêmico, toda a comunidade escolar precisou se readaptar a uma nova forma de ensino, que ocorreu de forma remota. Para tal, a pesquisa inicialmente utilizou-se do questionário Short form-36 a fim de investigar as percepções sobre saúde e qualidade de vida dos docentes. Logo após, realizou-se uma intervenção formativa com foco no bem-estar, onde questionou-se sobre fatores influenciadores sobre a temática. Por fim, o corpo docente demonstrou interesse na criação de uma turma de Yoga, que ocorreu na sede da escola, com o intuito de oportunizar um ambiente de pausa, reflexões, momentos de escuta e diálogos coletivos. Como resultados, observou-se a importância de abordar a promoção da saúde no âmbito das formações continuadas, visto que há tempos o professor vem se sentindo sobrecarregado com suas atividades laborais e o ensino remoto propiciado pela pandemia apenas exacerbou essas questões. O Yoga na escola tem incitado reflexões importantes com relação à saúde. Nesse estudo, instigou o interesse dos professores, que sentiram benefícios a nível físico, mental e emocional.por
dc.contributor.advisor1Soares, Félix Alexandre Antunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8752453650114092por
dc.contributor.advisor-co1Ilha, Phillip Vilanova
dc.contributor.referee1Santos, Daniela Lopes dos
dc.contributor.referee2Rodrigues, Carolina Braz Carlan
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2460755491323900por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International