Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Bruno Prates da
dc.date.accessioned2024-06-11T14:07:58Z
dc.date.available2024-06-11T14:07:58Z
dc.date.issued2024-03-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32015
dc.description.abstractThe research developed in this dissertation is centered on investigating the structuring and evaluation of a set of Physics Teaching Activities designed for an introductory Physics course in the undergraduate course in Chemical Engineering. These activities are structured based on the assumptions of the active methodology Problem-Based Learning and the perspective of the Cognitive Flexibility Theory, aiming at the development of cognitive flexibility by higher education students. To achieve this, initially, a Systematic Review of the Literature on Problem-Based Learning is carried out, situating the publications that involve its implementation in Physics Teaching and Science Education. Theoretical deepening is also carried out regarding the aforementioned methodology, as well as the Theory of Cognitive Flexibility. For the intended theoretical-methodological integration, a structuring tool called Learning Assistance Questions was developed. Using this tool, a set of Physics Didactic Activities is created that involves content relating to Hooke's law, Energy, Work, Linear Momentum and Collisions, within the scope of Classical Mechanics. To evaluate the research results, three dimensions of analysis are used: the learning objectives, the objectives of the Cognitive Flexibility Theory and the students' perceptions. The conclusions reveal an expansion of conceptual aspects, indicating their flexibility and contextual adaptation; Furthermore, they provide evidence of the achievement of criss-crossing landscape through the recognition and application of different themes in different contexts, elements that point to the development of cognitive flexibility.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectTeoria da flexibilidade cognitivapor
dc.subjectHipermídiapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectScaffoldeng
dc.subjectActive methodologieseng
dc.subjectCognitive flexibility theoryeng
dc.subjectHypermediaeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.titleProblem-based learning para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva no ensino de Físicapor
dc.title.alternativeProblem-based learning for the development of cognitive flexibility in Physics teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida nesta dissertação é centrada na investigação da estruturação e na avaliação de um conjunto de Atividades Didáticas de Física elaboradas para uma disciplina de Física introdutória no curso de graduação em Engenharia Química. Estas atividades são estruturadas com base nos pressupostos da metodologia ativa Problem-Based Learning e na perspectiva da Teoria da Flexibilidade Cognitiva, objetivando o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva por estudantes do ensino superior. Para isso, realiza-se, inicialmente, uma Revisão Sistemática da Literatura sobre Problem-Based Learning, situando as publicações que envolvem sua implementação no Ensino de Física e Educação em Ciências. Também é realizado o aprofundamento teórico acerca da referida metodologia, bem como da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. Para a integração teórica-metodológica pretendida, desenvolve-se a ferramenta estruturadora chamada de Questões de Assistência à Aprendizagem. Através dessa ferramenta, é elaborado um conjunto de Atividades Didáticas de Física que envolvem os conteúdos referentes à lei de Hooke, Energia, Trabalho, Momento Linear e Colisões, no âmbito da Mecânica Clássica. Para a avaliação de resultados da pesquisa, utiliza-se de três dimensões de análise: os objetivos de aprendizagem, os objetivos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e as percepções dos estudantes. As conclusões revelam uma ampliação dos aspectos conceituais, indicando sua flexibilização e adaptação contextual; além disso, fornecem indícios da efetivação de travessias temáticas através do reconhecimento e aplicação de diferentes temas em diferentes contextos, elementos esses que apontam para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva.por
dc.contributor.advisor1Vidmar, Muryel Pyetro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939243324015902por
dc.contributor.advisor-co1Pastorio, Dioni Paulo
dc.contributor.referee1Araujo, Ives Solano
dc.contributor.referee2José, Wagner Duarte
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3183737192776477por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International