Educação patrimonial: o hino municipal de Nova Palma como referência pedagógica do patrimônio local
Data
2024-04-05Primeiro membro da banca
Padoin, Maria Medianeira
Segundo membro da banca
Reznik, Luis
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação de mestrado é resultado da pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria, à face da Área de Concentração e da Linha de Pesquisa História e Patrimônio Cultural. A pesquisa parte de uma trajetória profissional que busca contribuir para o desenvolvimento local e regional a partir do trabalho com a Educação Patrimonial nas escolas da rede pública de ensino de Nova Palma, município do Geoparque Quarta Colônia Mundial UNESCO. O estudo aborda recortes teóricos que fundamentam a importância da Educação Patrimonial como uma ferramenta didática para trabalhar a temática do patrimônio cultural nos diferentes componentes curriculares. Outrossim, foi verificado no decorrer do estudo a carência de materiais didáticos específicos para esse fim, logo realizou-se a construção de um material de apoio didático que irá contribuir para as práticas docentes. O material elaborado é composto em duas partes: a primeira apresenta conceitos teóricos os quais possibilitarão que os professores aumentem seus conhecimentos sobre a importância do trabalho com a Educação Patrimonial através de uma postura crítica frente à importância dessa temática; a segunda etapa por sua vez, apresenta uma sequência de atividades, embasadas no Hino Municipal de Nova Palma, destinadas aos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental. Embora sejam direcionadas as etapas, o material poderá ser aplicado as demais etapas da rede pública de ensino de Nova Palma. Desse modo, a Educação Patrimonial irá contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma sociedade mais promissora e crítica, em que os estudantes possam exercer papel de protagonismo no que diz respeito a salvaguarda dos patrimônios locais assegurando que possam ser conhecidos, preservados, usufruídos e legadas às gerações futuras, tudo isso numa perspectiva de desenvolvimento local e regional.
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