Mostrar registro simples

dc.creatorPesamosca, Simone Osmari Lago
dc.date.accessioned2024-06-12T13:42:57Z
dc.date.available2024-06-12T13:42:57Z
dc.date.issued2024-04-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32023
dc.description.abstractThis dissertation is the result of research developed with the Postgraduate Program in Cultural Heritage at the Universidade Federal de Santa Maria, within the Area of Concentration and the History and Cultural Heritage Research Line. The research comes from a professional trajectory that seeks to contribute to local and regional development through work with Heritage Education in public schools in Nova Palma, a city in the Geopark Quarta Colônia - UNESCO. The study addresses theoretical aspects that support the importance of Heritage Education as a teaching tool to work on the theme of cultural heritage in the different curricular components. Furthermore, during the study, the lack of specific teaching materials for this purpose was verified, so teaching support material was created that will contribute to teaching practices. The material prepared is composed of two parts: the first presents theoretical concepts that will enable teachers to increase their knowledge about the importance of working with Heritage Education through a critical stance towards the importance of this topic; the second stage, in turn, presents a sequence of activities, based on the Municipal Anthem of Nova Palma, aimed at the final years (6th to 9th year) of elementary school. Although the stages are directed, the material can be applied to other stages of the public education network in Nova Palma. In this way, Heritage Education will contribute significantly to the development of a more promising and critical society, in which students can play a leading role in safeguarding local heritage, ensuring that it can be known, preserved, enjoyed, and bequeathed to future generations, all from a local and regional development perspective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectDesenvolvimento localpor
dc.subjectDesenvolvimento regionalpor
dc.subjectHeritage educationeng
dc.subjectTeaching materialeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectLocal developmenteng
dc.subjectRegional developmenteng
dc.titleEducação patrimonial: o hino municipal de Nova Palma como referência pedagógica do patrimônio localpor
dc.title.alternativeHeritage education: the municipal anthem of Nova Palma as a pedagogical reference for local heritageeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado é resultado da pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria, à face da Área de Concentração e da Linha de Pesquisa História e Patrimônio Cultural. A pesquisa parte de uma trajetória profissional que busca contribuir para o desenvolvimento local e regional a partir do trabalho com a Educação Patrimonial nas escolas da rede pública de ensino de Nova Palma, município do Geoparque Quarta Colônia Mundial UNESCO. O estudo aborda recortes teóricos que fundamentam a importância da Educação Patrimonial como uma ferramenta didática para trabalhar a temática do patrimônio cultural nos diferentes componentes curriculares. Outrossim, foi verificado no decorrer do estudo a carência de materiais didáticos específicos para esse fim, logo realizou-se a construção de um material de apoio didático que irá contribuir para as práticas docentes. O material elaborado é composto em duas partes: a primeira apresenta conceitos teóricos os quais possibilitarão que os professores aumentem seus conhecimentos sobre a importância do trabalho com a Educação Patrimonial através de uma postura crítica frente à importância dessa temática; a segunda etapa por sua vez, apresenta uma sequência de atividades, embasadas no Hino Municipal de Nova Palma, destinadas aos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental. Embora sejam direcionadas as etapas, o material poderá ser aplicado as demais etapas da rede pública de ensino de Nova Palma. Desse modo, a Educação Patrimonial irá contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma sociedade mais promissora e crítica, em que os estudantes possam exercer papel de protagonismo no que diz respeito a salvaguarda dos patrimônios locais assegurando que possam ser conhecidos, preservados, usufruídos e legadas às gerações futuras, tudo isso numa perspectiva de desenvolvimento local e regional.por
dc.contributor.advisor1Borin, Marta Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887358764231724por
dc.contributor.referee1Padoin, Maria Medianeira
dc.contributor.referee2Reznik, Luis
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3259354316375419por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International