Modernização dos sistemas de propulsão, geração e alimentação da viatura Leopard 1 A5 utilizando células a combustível
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Data
2024-03-04Primeiro membro da banca
Canha, Luciane Neves
Segundo membro da banca
Jinbo, Maro
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A eletrificação de veículos de passeio, que já atingiu o nível comercial, proporcionou mudanças significativas no emprego, abastecimento, manutenção e ciclo de vida, com relação aos veículos movidos por Motor à Combustão Interna. Além disso, a eletrificação da mobilidade tem por objetivo a redução da emissão de poluentes e de gases do efeito estufa. Diante desse cenário, surge a questão se é conveniente ou não a eletrificação das viaturas operacionais militares. A importância vital da defesa da integridade territorial e da manutenção da soberania nacional aliados ao pequeno tamanho das frotas operacionais do Exército Brasileiro, em comparação com as frotas civis, tendem a suprimir a relevância do critério ambiental em uma eventual tomada de decisão sobre a transição energética nas Forças Armadas. Adicionalmente, o preço de um veículo a motor à combustão interna ainda é significativamente inferior a um elétrico à bateria ou à célula a combustível. Portanto, a escolha sobre a adesão das Forças Armadas à eletrificação e à transição energética deve se basear eminentemente em critérios técnicos, operacionais, logísticos e estratégicos. As mudanças geradas pela eletrificação à bateria ou à célula a combustível devem ser analisadas à luz da aplicação militar para a avaliação do seu efeito global na mesma. Essas mudanças relacionam-se ao aumento da eficiência na conversão de potência em movimento, a frenagem regenerativa, o baixo consumo em idling, a diminuição da dependência de combustíveis fósseis, a possibilidade de geração de hidrogênio através da eletrólise da água, a diminuição da assinatura térmica e do ruído das viaturas, entre outros. Esta dissertação propõe-se a analisar esses fatores aplicados especificamente à frota de Carros de Combate Leopard 1 A5 BR, introduzindo aspectos operacionais e logísticos de modo a avaliar o desempenho hipotético de tal frota eletrificada. Discorre-se sobre a eletrificação à bateria, tipos de células a combustível, tipos de combustíveis, formas de armazenamento de hidrogênio, aspectos logísticos e estratégicos da eletrificação e faz-se um dimensionamento dos componentes de uma eletrificação baseada em célula a combustível.
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