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dc.creatorLeite, João Olavo da Silva Viana
dc.date.accessioned2024-06-12T14:50:40Z
dc.date.available2024-06-12T14:50:40Z
dc.date.issued2024-03-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32025
dc.description.abstractThe electrification of passenger vehicles, which has already reached commercial levels, has brought about significant changes in usage, supply, maintenance, and lifecycle compared to Internal Combustion Engine-powered vehicles. Additionally, the electrification of mobility aims to reduce pollutant emissions and greenhouse gasses. Faced with this scenario, the question arises whether the electrification of military operational vehicles is appropriate. The vital importance of defending territorial integrity and maintaining national sovereignty, coupled with the small size of the operational fleets of the Brazilian Army compared to civilian fleets, tend to diminish the relevance of environmental criteria in any decision-making regarding energy transition in the Armed Forces. Additionally, the price of an internal combustion engine vehicle is significantly lower than that of a battery electric or fuel cell electric vehicle. Therefore, the decision regarding the Armed Forces' adoption of electrification and energy transition should be based primarily on technical, operational, logistical, and strategic criteria. The changes brought about by battery electrification or fuel cell electrification should be analyzed in the context of military application to assess their overall impact. These changes include increased efficiency in power conversion, regenerative braking, low idling consumption, reduced dependence on fossil fuels, the possibility of hydrogen generation through water electrolysis, decreased thermal signature and vehicle noise, among others. This work aims to analyze these factors specifically applied to the fleet of Leopard 1 A5 BR Main Battle Tanks, introducing operational and logistical aspects to evaluate the hypothetical performance of such an electrified fleet. The discussion covers battery electrification, types of fuel cells, fuel types, hydrogen storage methods, as well as logistical and strategic aspects of electrification, and a dimensioning of components for a fuel cell-based electrification.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEletrificação de veículospor
dc.subjectMobilidade elétricapor
dc.subjectCarros de combatepor
dc.subjectTransição energéticapor
dc.subjectForças Armadaspor
dc.subjectHidrogêniopor
dc.subjectLeopard 1 A5 BRpor
dc.subjectCélulas a combustívelpor
dc.subjectExército Brasileiropor
dc.subjectVehicle electrificationeng
dc.subjectElectric mobilityeng
dc.subjectBattle tankseng
dc.subjectEnergy transitioneng
dc.subjectArmed Forceseng
dc.subjectHydrogeneng
dc.subjectFuel cellseng
dc.subjectBrazilian Armyeng
dc.titleModernização dos sistemas de propulsão, geração e alimentação da viatura Leopard 1 A5 utilizando células a combustívelpor
dc.title.alternativeModernization of propulsion, generation and fuel supply systems of the Leopard 1 A5 vehicle using fuel cellseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA eletrificação de veículos de passeio, que já atingiu o nível comercial, proporcionou mudanças significativas no emprego, abastecimento, manutenção e ciclo de vida, com relação aos veículos movidos por Motor à Combustão Interna. Além disso, a eletrificação da mobilidade tem por objetivo a redução da emissão de poluentes e de gases do efeito estufa. Diante desse cenário, surge a questão se é conveniente ou não a eletrificação das viaturas operacionais militares. A importância vital da defesa da integridade territorial e da manutenção da soberania nacional aliados ao pequeno tamanho das frotas operacionais do Exército Brasileiro, em comparação com as frotas civis, tendem a suprimir a relevância do critério ambiental em uma eventual tomada de decisão sobre a transição energética nas Forças Armadas. Adicionalmente, o preço de um veículo a motor à combustão interna ainda é significativamente inferior a um elétrico à bateria ou à célula a combustível. Portanto, a escolha sobre a adesão das Forças Armadas à eletrificação e à transição energética deve se basear eminentemente em critérios técnicos, operacionais, logísticos e estratégicos. As mudanças geradas pela eletrificação à bateria ou à célula a combustível devem ser analisadas à luz da aplicação militar para a avaliação do seu efeito global na mesma. Essas mudanças relacionam-se ao aumento da eficiência na conversão de potência em movimento, a frenagem regenerativa, o baixo consumo em idling, a diminuição da dependência de combustíveis fósseis, a possibilidade de geração de hidrogênio através da eletrólise da água, a diminuição da assinatura térmica e do ruído das viaturas, entre outros. Esta dissertação propõe-se a analisar esses fatores aplicados especificamente à frota de Carros de Combate Leopard 1 A5 BR, introduzindo aspectos operacionais e logísticos de modo a avaliar o desempenho hipotético de tal frota eletrificada. Discorre-se sobre a eletrificação à bateria, tipos de células a combustível, tipos de combustíveis, formas de armazenamento de hidrogênio, aspectos logísticos e estratégicos da eletrificação e faz-se um dimensionamento dos componentes de uma eletrificação baseada em célula a combustível.por
dc.contributor.advisor1Farret, Felix Alberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5783619992936443por
dc.contributor.referee1Canha, Luciane Neves
dc.contributor.referee2Jinbo, Maro
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7592471769685756por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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