Geotrilha: Jogo didático para o ensino e aprendizagem de geografia no ensino fundamental
Data
2024-02-26Primeiro coorientador
Dambrós, Gabriela
Primeiro membro da banca
Bolfe, Sandra Ana
Segundo membro da banca
Breda, Thiara Vichiato
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho relata a elaboração, aplicação e análise de um jogo pedagógico para o ensino e aprendizagem de conteúdos de Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa teve como objetivo geral contribuir com o ensino e aprendizado de Geografia a partir da elaboração e aplicação de um jogo pedagógico. Os objetivos específicos foram: elaborar um jogo de tabuleiro para o ensino e aprendizagem dos conceitos básicos da Geografia; aplicar o jogo didático com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental; e analisar a qualidade do material elaborado e a participação dos alunos na aula com o jogo didático. Como método de análise, utilizou-se a abordagem qualiquantitativa para observar os resultados a partir de duas concepções, a qualitativa e a quantitativa. Para obter os resultados, os alunos que participaram do processo responderam a quatro questionários, cujo objetivo era compreender a relação dos estudantes com jogos, verificar seu desenvolvimento em relação à Geografia e avaliar as considerações individuais sobre o jogo Geotrilha: A trilha dos conceitos geográficos, produto elaborado a partir desta pesquisa. Foi possível observar uma afinidade dos alunos com jogos, o que relacionou seu cotidiano com a prática realizada na pesquisa. Os alunos demonstraram gostar de jogar o Geotrilha, relatando desejar ter mais aulas envolvendo jogos e foi possível observar processos de aprendizagem a partir da aula com o jogo. Conclui-se que é possível aprender com o uso de jogos e que o Geotrilha influenciou na relação dos alunos com a disciplina.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: