Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional
Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional
Submissões recentes
-
Geografia inclusiva na produção de material sensorial de escala geográfica para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dos anos finais do ensino fundamental
(2024-04-22)O presente trabalho advém da observação e reflexão sobre o aumento do número de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) verificado nas salas de aula e como a Geografia, enquanto disciplina escolar, pode ... -
Sequência didática para o ensino de astronomia nas aulas de geografia nos sextos anos na rede municipal de ensino de Santa Maria - RS
(2024-03-23)Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Astronomia no sexto ano do Ensino Fundamental, com foco nas características do Sistema Solar. Através da criação de uma sequência didática engajadora e experiencial, ... -
A natureza e a cidade: estratégias para o ensino de Geografia em Sapucaia do Sul/RS
(2024-03-15)Sapucaia do Sul é um município da Região Metropolitana de Porto Alegre, e assim como outras localidades do Brasil e do mundo, a relação entre a sociedade e a natureza neste espaço tem sido conturbada. Marcada por uma ... -
Geotrilha: Jogo didático para o ensino e aprendizagem de geografia no ensino fundamental
(2024-02-26)O presente trabalho relata a elaboração, aplicação e análise de um jogo pedagógico para o ensino e aprendizagem de conteúdos de Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa teve como objetivo geral contribuir ... -
Alfabetização e letramento cartográfico: aprendizagem dos principais conhecimentos geográficos para alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental
(2024-03-23)Comumente, durante o período do Ensino Fundamental I é dedicado mais tempo para o ensino de conteúdos da Matemática e Língua Portuguesa, em detrimento de outras, como a Geografia. Em consequência disso, a Alfabetização ...