Alfabetização e letramento cartográfico: aprendizagem dos principais conhecimentos geográficos para alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental
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Data
2024-03-23Primeiro membro da banca
Sccoti, Anderson Augusto Volpato
Segundo membro da banca
Velho, Luiz Felipe
Metadata
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Comumente, durante o período do Ensino Fundamental I é dedicado mais tempo para
o ensino de conteúdos da Matemática e Língua Portuguesa, em detrimento de outras,
como a Geografia. Em consequência disso, a Alfabetização e Letramento Cartográfico
acabam não sendo desenvolvidos, ou são explorados de forma superficial com os(as)
alunos(as). Diante disso, o objetivo desta dissertação é elaborar e aplicar atividades
didáticas para promover a Alfabetização e Letramento Cartográfico em alunos(as) do
1° e 2° ano do Ensino Fundamental, do município de Lajeado (RS). Para embasar o
objetivo geral, foram analisados livros didáticos para verificar se contém atividades
voltadas para a Cartografia Escolar e entrevistas com professores(as) do ensino
Fundamental I para compreender como trabalham – e se trabalham – com a Geografia
neste período. A metodologia de pesquisa é qualitativa, e se baseia em dados obtidos
por análises e percepções da pesquisadora. Foi elaborada uma Cartilha que possui
seis capítulos e atividades sobre as noções cartográficas de: tipos de visão;
localização; orientação; legenda e o alfabeto cartográfico; proporção e escala; e
imagem tridimensional e bidimensional. Quanto aos resultados, foram analisados 23
livros didáticos, sendo que somente três deles apresentaram alguma imagem ou
atividade voltada para a Alfabetização Cartográfica dos(as) alunos(as). Somado a este
panorama, foram entrevistados sete professores(as) que salientam não ter tido
contato com a Geografia durante sua formação e, quando tiveram, foi de maneira
inadequada. Como consequência, os(as) entrevistados(as) afirmam que dificilmente
trabalham conteúdos de Geografia com os(as) alunos(as), pois não se sentem aptos,
seja por falta de tempo, seja pelo livro didático não apresentar atividades práticas.
Além disso, relatam que entendem a importância da Alfabetização Cartográfica para
os anos iniciais, mas destacam a falta de material e orientação para isso ocorrer. Em
relação à Cartilha, o material foi testado com duas turmas de 1º e 2º anos do Ensino
Fundamental. De forma geral, não houve diferenças entre as turmas de 1° e 2° ano,
somente dificuldades de alguns alunos(as), o que se deve ao fato de cada criança
possuir seu ritmo de aprendizado. As maiores dificuldades dos(as) alunos(as) estavam
relacionadas ao processo de alfabetização da língua portuguesa, o que demandou
algumas alterações na Cartilha para melhorar a compreensão das atividades. Foram
registradas algumas dificuldades na realização das atividades envolvendo a legenda
e escala/proporção, mas que foram sendo superadas na medida em que avançaram
nas atividades da Cartilha. Salienta-se que os(as) alunos(as) apresentaram alguns
aspectos de Letramento Cartográfico ao término da Cartilha, conseguindo interpretar
as enchentes que ocorreram em Lajeado, em 2023, usando a maquete elaborada.
Conclui-se que a Cartilha foi efetiva para o processo de Alfabetização e Letramento
Cartográfico, que podem e devem ser aprofundados com o avanço na escola seriada.
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