Sequência didática para o ensino de astronomia nas aulas de geografia nos sextos anos na rede municipal de ensino de Santa Maria - RS
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Data
2024-03-23Primeiro membro da banca
Petsch, Carina
Segundo membro da banca
Velho, Luiz Felipe
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Astronomia no sexto ano do Ensino Fundamental, com foco nas características do Sistema Solar. Através da criação de uma sequência didática engajadora e experiencial, busca-se integrar a escola à comunidade e à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ampliando os horizontes dos alunos e conectando-os ao conhecimento científico de forma significativa. O objetivo principal foi elaborar uma sequência didática sobre conhecimentos de Astronomia básica, essenciais às aulas de Geografia no sexto ano do Ensino Fundamental para a rede municipal de Santa Maria, RS. No qual focou-se, principalmente, nas características gerais do Sistema Solar, sendo os objetivos específicos: Identificar e interpretar informações que envolvam diferentes aspectos da natureza geográfica com relação ao tema Sistema Solar selecionando atividades pedagógicas experienciais para elas, valorizando as concepções cientificamente aceitas; Integrar a escola com parte dos equipamentos educacionais da Rota Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Organizar uma compilação das atividades em um caderno didático para o sexto ano. Manteve-se a prerrogativa de ser um trabalho experiencial e prático, para isso baseou-se em procedimentos de ensino-aprendizagem socializantes, como o trabalho em grupo, segundo Haydt (2006). A ação foi desenvolvida durante as aulas de Geografia em 2022 e organizou-se na forma de uma sequência didática ao longo do terceiro trimestre daquele ano em uma escola municipal de Santa Maria. O projeto desenvolveu-se tanto na escola como no seu entorno no bairro e para além de seus muros indo, inclusive, ao encontro da UFSM. As atividades da sequência didática constituíram-se em: uma Resenha Dirigida sobre o filme Perdido em Marte (2015), a construção de maquetes sobre o Sistema Solar e uma Aula Passeio (saída de campo) à Rota Cultural da UFSM com foco direcional ao Planetário, assim, cada atividade e suas tarefas subjacentes são uma das respectivas etapas da sequência didática (SD). Esse trabalho buscou trazer alguns pontos teóricos que viessem ao encontro da prática efetuada, pois, a Geografia escolar pode ajudar muito, já que é Ciência de caráter integrador. Sendo assim, a elaboração da sequência didática completou-se mostrando-se efetiva em sala de aula e para além dela, pois permitiu ampliar o espaço de ensino para além dos muros da escola, conectando-a à Universidade, por meio de atividades no espaço geográfico dos alunos e ampliando a experiência de educação cidadã deles com base na busca pelo conhecimento científico.
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