A natureza e a cidade: estratégias para o ensino de Geografia em Sapucaia do Sul/RS
Data
2024-03-15Primeiro membro da banca
Vieira, Lucimar de Fátima dos Santos
Segundo membro da banca
Marcuzzo, Suzane Bevilacqua
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Sapucaia do Sul é um município da Região Metropolitana de Porto Alegre, e assim como outras localidades do Brasil e do mundo, a relação entre a sociedade e a natureza neste espaço tem sido conturbada. Marcada por uma urbanização rápida e desorganizada, característica dos municípios periféricos das grandes metrópoles brasileiras, os elementos naturais se encontram ameaçados pela invisibilização e falta de políticas públicas eficazes em sua conservação. Ao mesmo tempo, uma parcela significativa da população reside em áreas suscetíveis a desastres naturais e em condições de habitação precárias, resultado de um processo de produção do espaço urbano que não levou em consideração nem a natureza nem a qualidade de vida da sociedade. Neste contexto, procura-se compreender como a natureza e a sociedade tem interagido no processo de formação territorial do município, e de que forma a urbanização tem ameaçado os patrimônios naturais e os serviços ecossistêmicos prestados por eles. Dessa forma, a presente pesquisa busca investigar as relações estabelecidas entre o patrimônio natural, os serviços ecossistêmicos e a urbanização no município de Sapucaia do Sul, com o objetivo de desenvolver um material didático que possa ser utilizado como uma ferramenta para o Ensino de Geografia no município. Para isso, utilizou-se o método materialista histórico-dialético, empreendendo uma revisão bibliográfica sobre os conceitos trabalhados, contextualizando-os historicamente e expondo as relações dialéticas existentes entre eles que, submetidas ao processo de organização do espaço do modo de produção capitalista, resultam na contradição observada na realidade espacial do município. Através destes procedimentos, foi possível a construção da cartilha “A Natureza e a Cidade em Sapucaia do Sul/RS”, que tem como objetivo compartilhar a investigação realizada nesta pesquisa a partir de um material didático voltado ao Ensino de Geografia, que forneça bases teóricas e práticas para que docentes do município possam realizar trabalhos de campo nos patrimônios naturais identificados pelo presente trabalho. A partir da compreensão da relevância dos patrimônios naturais e dos serviços ecossistêmicos para a população sapucaiense, procura-se incentivar as comunidades escolares e a população em geral na participação dos processos de formulação de políticas públicas voltadas ao ordenamento territorial, instrumentalizando a sociedade para o debate e promovendo uma urbanização adequada que preserve os patrimônios naturais locais.
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