Análise numérica de estruturas de no de pórtico em concreto armado considerando dano e plasticidade
Fecha
2024-05-21Primeiro coorientador
Santos Neto, Almir Barros da Silva
Primeiro membro da banca
Lübeck, André
Segundo membro da banca
Kosteski, Luis Eduardo
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Nós de pórtico são volumes situados na região de concorrência entre vigas e pilares. Participam
da distribuição das cargas verticais e horizontais, sendo alvo de elevadas forças
cortantes e elevados momentos fletores. Seu dimensionamento é complexo e depende
de diversas variáveis. Desta forma, foi realizado um estudo sobre a aplicação do modelo
concrete damaged plasticity em simulações de nós de pórtico externos de cobertura em
concreto armado, submetidos a momento de abertura (momento positivo) de forma monotônica
no programa ABAQUS que utiliza o método dos elementos finitos. A principal
vantagem do modelo concrete damaged plasticity é a capacidade de capturar o comportamento
não linear e a propagação de fissuras no concreto. As variáveis de dano para tração
e compressão foram definidas através da metodologia de Alfarah et al. (2017) e a modelagem
foi representativa aos corpos de provas RV9, RV10 e RV11 do estudo experimental
de Johansson (2001). As simulações foram realizadas de modo a definir a influência do
parâmetro de viscosidade, do ângulo de dilatação e do tamanho da malha de elementos
finitos na convergência numérica e nos resultados relativos à resistência e ao padrão de
fissuração. A regularização viscoplástica se mostrou de grande importância para a convergência
das simulações numéricas e o valor do parâmetro de viscosidade que proporcionou
os resultados mais adequados foi 0,00005. Quanto ao ângulo de dilatação, ocorreu um
aumento sutil da resistência apresentada nas simulações quanto maior o valor desse parâmetro.
A malha de elementos finitos que se mostrou mais adequada foi de 1 cm, pois
proporcionou um padrão de dano semelhante com as fissuras dos testes experimentais
em um tempo de processamento computacional viável. Após definir os parâmetros mais
adequados para as simulações numéricas, os resultados variaram em média 29% em relação
a resistência máxima dos ensaios experimentais que são representativos, mas foram
muito precisos em relação ao deslocamento em que a força máxima ocorre.
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