Análise descritiva das receitas em educação, pesquisa e ensino no desempenho das universidades participantes dos Rankings UI GreenMetric e THE
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Date
2024-03-25Primeiro membro da banca
Ávila, Lucas Veiga
Segundo membro da banca
Borges, Gustavo da Rosa
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As ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no ambiente educacional representam
um valor expressivo e transformador diante aos estudantes. Pois as universidades têm como
objetivo social, disseminar conhecimento científico e tecnológico capaz de transformar
atitudes, embasando cientificamente e fomentando políticas públicas e estratégias de
desenvolvimento, de tecnologias sociais que contribuem para iniciativas intervenientes
permeadas pelo desenvolvimento sustentável, tanto nas instituições de ensino superior (IES),
quanto na sociedade, contribuindo assim para formação de recursos humanos (MENEZES E
MINILLO, 2017; LEAL FILHO et al., 2018). As IES podem construir uma sociedade mais
justa e sustentável, especialmente educando futuros profissionais e cidadãos globais
(ZAMORA-POLO et al., 2019). Neste contexto, este estudo buscou analisar de forma
descritiva as receitas em educação, pesquisa e ensino das Universidades participantes dos
rankings – UI GreenMetric e Times Higher Education (THE). Considerando os valores
expressos nos relatórios divulgados pelas instituições, para alcançar este objetivo,
desenvolveu-se uma pesquisa classificada quanto aos seus objetivos como aplicada, quanto
aos fins considera-se como descritiva, quanto ao método é qualitativa e quantitativa, e quanto
aos meios é documental, pois utiliza dados secundários, mediante análise descritiva. O
período considera o ano de 2022 no ranking UI e ano de 2024 no ranking THE, e o ano de
2022 nos balanços divulgados pelas instituições, último balanço divulgado no momento da
coleta de dados. A população do estudo é composta pelas Universidades participantes dos
rankings UI GreenMetric e THE. Em relação à amostra da pesquisa, foram selecionadas as
dez primeiras colocadas por continente, na base UI GreenMetric considerando o tema
Educação e Pesquisa, já na base THE considerou-se o tema ensino. Conclui-se que há
diferença entre universidades do “norte global” e as universidades do “sul global”,
principalmente nas formas de captação de receita. Como limitação da pesquisa destaca-se que
nem todas as universidades que estão apresentadas nos rankings foram selecionadas, razão
pela qual os resultados encontrados não poderão ser generalizados. Outra limitação foi a
análise restritiva, pois não avançou para outras análises, além da descritiva.
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