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dc.contributor.advisorCunha, Jorge Luiz da
dc.creatorMachado, Dirlane Pachedo
dc.date.accessioned2014-07-25T12:59:44Z
dc.date.available2014-07-25T12:59:44Z
dc.date.issued2012-02-09
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/320
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis research was built from concerns and perceptions experienced during the academic education process while observing school management models at public schools from the city of Santa Maria - RS. To think school daily routine and glimpse the possibility of a Democratic Management reminds us of all the issues involved in this process. The relations established between the individuals sharing school environment (manager, teachers, students, families and community) are permeated by several aspects, including the educational policies that establish standards to be reached by the school, usually without providing the necessary structure where education professionals would have the necessary conditions to develop their pedagogical practice and thus, meet the basic right of education that is guaranteed in the Federal Constitution. To understand the social role of the education manager serving as principal or supervisor in the period between 1980 and 2010, we sought, through the memories of two teachers who performed the function of principal and supervisor during this period, to verify in what extent their work was affected by public policies and governmental actions, considering the school autonomy and its responsibility before communities facing a social vulnerability situation. The work is divided in four chapters. The first chapter is a brief history of Brazilian education policies, the second deals with school management basic concepts, in the third chapter we describe the methodology used in this research and, the fourth chapter is about the live experience and professional trajectory of the teachers collaborating. The comments in question are more specifically about their education, training, how they see themselves exercising their functions, how they have built their conceptions and, what is the relevance given to their work by the community where the school they acted is inserted.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectHistória oralpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectVulnerabilidade socialpor
dc.titleA gestão escolar democrática e os desafios da escola básica nas comunidades em situação de vulnerabilidade socialpor
dc.title.alternativeDemocratic school management and the challenges of elementary school at communities in social vulnerabilityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi construída a partir de inquietações e percepções vivenciadas durante a trajetória de formação acadêmica ao observar modelos de gestão em escolas públicas da cidade de Santa Maria - RS. Pensar no cotidiano escolar e vislumbrar a possibilidade de uma Gestão Democrática nos remete a todas as questões que envolvem este processo. As relações estabelecidas entre os sujeitos envolvidos no ambiente escolar (gestor, professores, alunos, famílias e comunidade) são permeadas por diversos aspectos, incluindo-se as políticas educacionais que estabelecem padrões a serem atendidos pela escola, frequentemente sem propiciar a estrutura necessária para que os profissionais da educação tenham condições de efetivar suas práticas pedagógicas de forma a atender ao direito básico de educação garantido pela Constituição Federal. Para compreender o papel social do gestor educacional na função de direção ou supervisão no período compreendido entre 1980 e 2010, buscou-se, através das memórias de duas professoras que exerceram a função de direção e supervisão no referido período, verificar em que medida seu trabalho foi afetado pelas políticas públicas e ações governamentais levando-se em conta a autonomia da escola e sua responsabilidade social frente às comunidades em situação de vulnerabilidade social. O trabalho está dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo é um breve histórico das políticas educacionais no Brasil, o segundo traz conceitos básicos do termo administração escolar, o terceiro capítulo fala da metodologia usada na pesquisa e o quarto capítulo traz as vivências e a trajetória profissional das professoras colaboradoras. As observações em questão recaem mais especificamente sobre sua formação, como se reconhecem exercendo suas funções, como construíram suas concepções e qual a relevância atribuída ao seu trabalho pela comunidade na qual a escola que atuaram está inserida.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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