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dc.creatorSchneider, Stefan Guilherme
dc.date.accessioned2024-07-01T11:34:29Z
dc.date.available2024-07-01T11:34:29Z
dc.date.issued2024-05-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32106
dc.description.abstractThe present work aimed to develop a mobile application with theoretical and practical support to be used by undergraduate Physiotherapy students and professionals in the field during clinical examinations. The proposal came from an empirical problem presented by the project collaborator and professor at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) who, while supervising the students during the internship period, realized that most of them did not remember the procedures for carrying out the physiotherapeutic exams that learned during the course. As mobile devices are currently the main means by which people access the internet and due to the great advances made in the hardware of these devices, applications have become quick and efficient solutions to overcome everyday situations. The App had a theoretical basis to assist in carrying out exams and spreadsheets with voice filling to speed up data collection from medical records. In addition to providing a teaching and learning tool, the application aimed to make the service process more practical and efficient. The application was developed using the IDE Android Studio, a Google tool for Android development, and validation was carried out through a Likert-type SUS questionnaire with 21 physiotherapy students from UNIPAMPA who used the App. The results demonstrated that the application aroused confidence in users who, for the most part, considered the system to be not very complex, not very complicated, easy to use and quick to learn. Although the application has not been finalized, users found few inconsistencies in the system and stated that they would like to use it frequently in their educational and professional practices. Finally, after analyzing the results, it was found that, according to the SUS questionnaire score corresponding to the methodology used, the App has the possibility of usability classification between Excellent and Best Imaginable.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAndroidpor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectFisioterapiapor
dc.subjectDevelopmenteng
dc.subjectPhysiotherapyeng
dc.titleDesenvolvimento de um novo aplicativo mobile para realização de exames em fisioterapiapor
dc.title.alternativeDevelopment of a new mobile application for realization of exams in physiotherapyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo desenvolver um aplicativo mobile com suporte teórico e prático para ser utilizado por estudantes de Graduação em Fisioterapia e profissionais da área durante a realização de exames clínicos. A proposta partiu de um problema de caráter empírico apresentado pela colaboradora do projeto e docente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) que, enquanto supervisionava os alunos no período de estágio, percebeu que grande parte destes não lembravam os procedimentos para realização dos exames fisioterápicos que aprenderam durante o curso. Como os dispositivos móveis são na atualidade o principal meio pelo qual as pessoas acessam a internet e devido ao grande avanço que se tem no hardware desses aparelhos, os aplicativos tornaram-se soluções rápidas e eficientes para contornar situações cotidianas. O App contou com uma base teórica para auxiliar na realização dos exames e planilhas com preenchimento por voz para agilizar coleta de dados dos prontuários. Além de fornecer uma ferramenta de ensino e aprendizagem, o aplicativo visou tornar o processo de atendimento mais prático e eficiente. O aplicativo foi desenvolvido na IDE Android Studio, ferramenta do Google para desenvolvimento Android, e a validação foi realizada através de um questionário SUS do tipo Likert com 21 estudantes de fisioterapia da UNIPAMPA que fizeram uso do App. Os resultados demonstraram que o aplicativo despertou confiança nos usuários que, em sua maioria, consideraram o sistema pouco complexo, pouco complicado, fácil de usar e rápido de aprender. Apesar de o aplicativo não ter sido finalizado, os usuários encontraram poucas inconsistências no sistema e afirmaram que gostariam de fazer uso com frequência em suas práticas educacionais e profissionais. Por fim, após a análise dos resultados constatou-se que, segundo a pontuação do questionário SUS correspondente à metodologia utilizada, o App tem possibilidade de classificação de usabilidade entre Excelente e Melhor Imaginável.por
dc.contributor.advisor1Welfer , Daniel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7506460984370717por
dc.contributor.advisor-co1Yamada, Eloá Ferreira
dc.contributor.referee1Gamarra, Daniel Fernando
dc.contributor.referee2Santos, Carlos Alexandre
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7422968104693269por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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