dc.creator | Schneider, Stefan Guilherme | |
dc.date.accessioned | 2024-07-01T11:34:29Z | |
dc.date.available | 2024-07-01T11:34:29Z | |
dc.date.issued | 2024-05-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32106 | |
dc.description.abstract | The present work aimed to develop a mobile application with theoretical and practical
support to be used by undergraduate Physiotherapy students and professionals in
the field during clinical examinations. The proposal came from an empirical problem
presented by the project collaborator and professor at the Federal University of
Pampa (UNIPAMPA) who, while supervising the students during the internship
period, realized that most of them did not remember the procedures for carrying out
the physiotherapeutic exams that learned during the course. As mobile devices are
currently the main means by which people access the internet and due to the great
advances made in the hardware of these devices, applications have become quick
and efficient solutions to overcome everyday situations. The App had a theoretical
basis to assist in carrying out exams and spreadsheets with voice filling to speed up
data collection from medical records. In addition to providing a teaching and learning
tool, the application aimed to make the service process more practical and efficient.
The application was developed using the IDE Android Studio, a Google tool for
Android development, and validation was carried out through a Likert-type SUS
questionnaire with 21 physiotherapy students from UNIPAMPA who used the App.
The results demonstrated that the application aroused confidence in users who, for
the most part, considered the system to be not very complex, not very complicated,
easy to use and quick to learn. Although the application has not been finalized, users
found few inconsistencies in the system and stated that they would like to use it
frequently in their educational and professional practices. Finally, after analyzing the
results, it was found that, according to the SUS questionnaire score corresponding to
the methodology used, the App has the possibility of usability classification between
Excellent and Best Imaginable. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Android | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Fisioterapia | por |
dc.subject | Development | eng |
dc.subject | Physiotherapy | eng |
dc.title | Desenvolvimento de um novo aplicativo mobile para realização de exames em fisioterapia | por |
dc.title.alternative | Development of a new mobile application for realization of exams in physiotherapy | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um aplicativo mobile com
suporte teórico e prático para ser utilizado por estudantes de Graduação em
Fisioterapia e profissionais da área durante a realização de exames clínicos. A
proposta partiu de um problema de caráter empírico apresentado pela colaboradora
do projeto e docente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) que,
enquanto supervisionava os alunos no período de estágio, percebeu que grande
parte destes não lembravam os procedimentos para realização dos exames
fisioterápicos que aprenderam durante o curso. Como os dispositivos móveis são na
atualidade o principal meio pelo qual as pessoas acessam a internet e devido ao
grande avanço que se tem no hardware desses aparelhos, os aplicativos
tornaram-se soluções rápidas e eficientes para contornar situações cotidianas. O
App contou com uma base teórica para auxiliar na realização dos exames e
planilhas com preenchimento por voz para agilizar coleta de dados dos prontuários.
Além de fornecer uma ferramenta de ensino e aprendizagem, o aplicativo visou
tornar o processo de atendimento mais prático e eficiente. O aplicativo foi
desenvolvido na IDE Android Studio, ferramenta do Google para desenvolvimento
Android, e a validação foi realizada através de um questionário SUS do tipo Likert
com 21 estudantes de fisioterapia da UNIPAMPA que fizeram uso do App. Os
resultados demonstraram que o aplicativo despertou confiança nos usuários que, em
sua maioria, consideraram o sistema pouco complexo, pouco complicado, fácil de
usar e rápido de aprender. Apesar de o aplicativo não ter sido finalizado, os usuários
encontraram poucas inconsistências no sistema e afirmaram que gostariam de fazer
uso com frequência em suas práticas educacionais e profissionais. Por fim, após a
análise dos resultados constatou-se que, segundo a pontuação do questionário SUS
correspondente à metodologia utilizada, o App tem possibilidade de classificação de
usabilidade entre Excelente e Melhor Imaginável. | por |
dc.contributor.advisor1 | Welfer , Daniel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7506460984370717 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Yamada, Eloá Ferreira | |
dc.contributor.referee1 | Gamarra, Daniel Fernando | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Carlos Alexandre | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7422968104693269 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |