Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorMoraes, Bárbara Till de
dc.date.accessioned2024-07-08T17:04:56Z
dc.date.available2024-07-08T17:04:56Z
dc.date.issued2022-02-01
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32192
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis text is configured as a Course Completion Work of the graduation in the Special Education Licentiate of Universidade Federal de Santa Maria. It was constituted from the experiences had in the Pedagogical Residency Program RP/UFSM in the Special Education subproject, from October 2020 to October 2021, under the context of the Covid-19 pandemic and remote teaching. In this panorama, the project involved support and pedagogical interventions with a student with Intellectual Disabilities included in a state school in the municipality of Santa Maria/RS. The interventive actions with the student were guided and supported by technology, specifically through pedagogical digital games. The main objective of the work was to describe the experience with the use and creation of pedagogical digital games as tools for the mediation of knowledge in the learning of students with Intellectual Disabilities. The text is configured within the qualitative approach, in the experience report model. The report follows the methodological processes related to the Pedagogical Residency from the theoretical study meetings and exploration of the student's case to its assessment through the Supports Intensity Scale – Children’s Version (SIS-C) and subsequent organization of the interventional work based on the remote teaching model, using pedagogical digital games as central tools for the construction and development of experiences and knowledge with the student, having as guiding elements the support needs in two domains identified in the SIS-C results, the School Learning skills and Advocacy skills. Taking into account the planning, intervention and evaluation experiences of the student and, mainly, related to the work carried out in the context of the project, a subjective analysis was made about the possibilities and challenges of being a special education teacher in the context of remote teaching, highlighting the potential of pedagogical digital games in the processes of developing reading, writing and mathematics skills of a subject with Intellectual Disabilities and the reverberations of the experiences lived in the Pedagogical Residency in my training as a Special Education teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectJogos digitaispor
dc.subjectDeficiência Intelectualpor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.titleJogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: práticas de ensino no modelo remoto.por
dc.title.alternativeEducational digital games and intellectual disability: a report on theaching practices in the remote modeleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente texto é configurado como Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em licenciatura plena do curso diurno de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Constituiu-se a partir das experiências vividas no Programa de Residência Pedagógica RP/UFSM no subprojeto Educação Especial, no período de outubro de 2020 a outubro de 2021, sob contexto da pandemia de Covid-19 e ensino remoto. Neste panorama, o projeto envolveu o apoio e intervenções pedagógicas com um aluno com Deficiência Intelectual incluído em um colégio da rede estadual de ensino do município de Santa Maria/RS. As ações interventivas com o aluno foram pautadas e apoiadas pela tecnologia, especificamente por jogos digitais pedagógicos. O objetivo central do trabalho foi descrever a experiência com a utilização e confecção de jogos digitais pedagógicos como ferramentas para a mediação de saberes na aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual. O texto configura-se dentro da abordagem qualitativa, no modelo de relato de experiência. O relato acompanha os processos metodológicos relativos à Residência Pedagógica desde os encontros de estudo teórico e exploração de caso do aluno à sua avaliação por meio da Escala de Intensidade de Apoio versão criança (SIS-C) e subsequente organização do trabalho interventivo pautado no modelo de ensino remoto, utilizando jogos digitais pedagógicos como ferramentas centrais para construção e desenvolvimento de vivências e saberes com o aluno, tendo como elementos norteadores às necessidades de apoios em dois domínios identificados nos resultados da SIS-C, as habilidades de Aprendizagem Escolar e habilidades de Auto Advocacia. Levando em consideração as experiências de planejamento, intervenção e avaliação do aluno e, principalmente, relativas ao trabalho realizado no contexto do projeto, foi feita uma análise subjetiva sobre as possibilidades e desafios de ser professor de educação especial no contexto do ensino remoto, destacando as potencialidades dos jogos digitais pedagógicos nos processos de desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e matemática de um sujeito com Deficiência Intelectual e as reverberações das experiências vividas na Residência Pedagógica em minha formação enquanto professora de Educação Especial.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto