Mostrar registro simples

dc.creatorCosta, Andrieli Silveira Azeredo da
dc.date.accessioned2024-07-09T11:47:39Z
dc.date.available2024-07-09T11:47:39Z
dc.date.issued2024-01-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32199
dc.description.abstractThis study is linked to the Professional Master's Course in Network Educational Technologies, in the Research Line Development of Network Educational Technologies at UFSM – RS. When researching more about the relationship between digital information and communication technologies TDICs and education, we can see that there is a great need for continued training for teachers in the area. Therefore, this work aims to carry out an educational curation of the resources available on the EducaMídia program website, and after implementing media education training for teachers in the basic education network in the municipality of Quevedos-RS. EducaMídia is the Instituto Palavra Aberta program with support from Google.org created to train teachers and educational organizations, in addition to engaging society in the media education process, contributing to 21st century education. The materials made available for training went through the educational curation process on the program's website, which is open licensed, thinking about the context and needs of teachers in the municipality of Quevedos-Rs. This theme was chosen because we understand the importance of preparing students to receive and share information responsibly, in order to avoid conflicts and misinformation. The research is of an applied nature, will have a qualitative approach, in terms of objectives it is classified as descriptive and in relation to the procedure, it is classified as a case study type, after a bibliographical research on the topic, a curation will be carried out using the available resources for teacher training on the EducaMídia program website. With continued training for teachers, we aim to contribute to teaching and learning about media education and the digital world, working on such important issues in our current world, forming ethical and responsible citizens in both the physical and digital worlds.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)por
dc.subjectEducação midiáticapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDigital Information and Communication Technologies (TDICs)eng
dc.subjectMedia educationeng
dc.titleEducamídia: formação de professores da rede básica do município de Quevedos - RSpor
dc.title.alternativeEducamídia: training of teachers of the basic network of the municipality of Quevedos - RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS. Pesquisando sobre a relação das tecnologias digitais de informação e comunicação TDICs e a educação podemos observar que há uma grande necessidade de formação continuada para os professores na área. Com isso, este trabalho tem por objetivo de realizar uma curadoria educacional nos recursos disponíveis do site do programa EducaMídia, e após implementar uma formação de educação midiática para professores da rede básica de ensino do município de Quevedos-RS. EducaMídia é o programa do Instituto Palavra Aberta com apoio do Google.org criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de educação midiática, colaborando para a educação do século XXI. Os materiais disponibilizados para a formação passaram pelo processo de curadoria educacional no site do programa que é de licença aberta. Pensando no contexto e necessidades dos professores no município de Quevedos-RS, esse tema foi escolhido por entendermos a importância de preparar os alunos para receberem e compartilharem informações de forma responsável, a fim de evitar conflitos e desinformação. A pesquisa é de natureza aplicada, terá uma abordagem qualitativa, quanto aos objetivos classifica-se como descritiva e em relação ao procedimento, como estudo de caso. Após uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, será realizado uma curadoria nos recursos disponíveis para formação de docentes no site do programa EducaMídia. Com a formação continuada para os professores, visamos contribuir para o ensino e aprendizagem sobre a educação midiática e o mundo digital, trabalhando questões importantes em nosso mundo atual formando cidadãos éticos e responsáveis tanto no mundo físico quanto no digital.por
dc.contributor.advisor1Pertile, Solange de Lurdes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5597581688504821por
dc.contributor.referee1Giordani, Estela Maris
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
dc.creator.Lattesxxpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International