A Hallyu no Brasil: uma narrativa transmidiática experimental a respeito da onda coreana no país
Resumo
Este projeto experimental visou produzir uma narrativa transmídia a respeito da Onda Coreana no Brasil e dos aspectos da cultura e sociedade coreana, aliada às diferenças culturais entre os dois países, utilizando-se de técnicas da produção jornalística. O conteúdo está segmentado em três plataformas diferentes: Instagram, Spotify e Youtube, de forma a fragmentar a narrativa completa em universos distintos, um que tem lugar no Brasil e outro na Coreia do Sul, sendo que o conteúdo pode ser consumido sozinho ou em conjunto, de acordo com as preferências do leitor. Também, ele oferece ao público opções de interatividade e personalização, com elementos de hipertextualidade, serialidade e contextualização. Para a metodologia, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica com os principais pesquisadores da área, com os quais se fundamentou a construção de processos e práticas de experimentação, que abarcam planejamento, produção, publicação, divulgação, métricas e estratégias de engajamento da narrativa como um todo. Com este projeto, avalia-se que a tentativa de produção transmidiática foi realizada, já que, apesar de limitações identificadas ao longo do percurso, o conteúdo reúne as principais características de transmídia. Percebe-se que os preceitos básicos do transmídia são eficazes para a produção de conteúdo não-ficcional dentro do ecossistema digital, porém, demandam muito tempo e atenção, elementos que o tornam inviável e difícil de ser incorporada em uma lógica de redação diária jornalística, por exemplo. Entretanto, ela é viável caso exista um foco apenas nesse ecossistema, e que através de estratégias de engajamento, seja possível fazer com que o público circule entre as plataformas.