dc.contributor.advisor | Kroth, Maicon Elias | |
dc.creator | Jung, Paola Martins | |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T12:09:41Z | |
dc.date.available | 2024-07-09T12:09:41Z | |
dc.date.issued | 2022-02-15 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | JUNG, P. M. A Hallyu no Brasil: uma narrativa transmidiática experimental a respeito da onda coreana no país. 2022. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32200 | |
dc.description | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social Jornalismo, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | This experimental project has aimed to produce a transmedia narrative about the Korean Wave in Brazil and aspects of Korean culture and society, combined with the cultural differences between the two countries, using techniques of journalistic production. The content is segmented into three different platforms: Instagram, Spotify and Youtube, in order to fragment the complete narrative into different universes, one that takes place in Brazil and another in South Korea, furthermore, the content can be consumed alone or together, according to the reader's preferences. Also, it offers options for the public to interact and personalize the content, with elements of hypertextuality, seriality and contextualization. For the methodology, a bibliographic research was made with the main researchers in the area, which has helped with the construction of processes and practices of the experimentation, covering the actions of planning, producing, publicating, disseminating, and to evaluate the metrics and strategies that engage the narrative as a whole. In this project, it is evaluated that the attempt of transmedia production was carried out, since, despite the limitations identified along the way, the content brings together the main characteristics of transmedia. It is noticeable that the basic precepts of transmedia are effective for the production of non-fictional content within the digital ecosystem, however, they demand a lot of time and attention, elements that make it unfeasible and difficult to be incorporated into a daily journalistic writing logic, for example. Anyhow, it is viable if there is a focus only on this ecosystem, and that through engagement strategies, it is possible to make the public circulate between the platforms. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Narrativa transmídia | por |
dc.subject | Hallyu | por |
dc.subject | Jornalismo | por |
dc.title | A Hallyu no Brasil: uma narrativa transmidiática experimental a respeito da onda coreana no país | por |
dc.title.alternative | The Hallyu in Brazil: an experimental transmedia narrative about the korean wave in the country | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social Jornalismo | por |
dc.description.resumo | Este projeto experimental visou produzir uma narrativa transmídia a respeito da Onda Coreana no Brasil e dos aspectos da cultura e sociedade coreana, aliada às diferenças culturais entre os dois países, utilizando-se de técnicas da produção jornalística. O conteúdo está segmentado em três plataformas diferentes: Instagram, Spotify e Youtube, de forma a fragmentar a narrativa completa em universos distintos, um que tem lugar no Brasil e outro na Coreia do Sul, sendo que o conteúdo pode ser consumido sozinho ou em conjunto, de acordo com as preferências do leitor. Também, ele oferece ao público opções de interatividade e personalização, com elementos de hipertextualidade, serialidade e contextualização. Para a metodologia, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica com os principais pesquisadores da área, com os quais se fundamentou a construção de processos e práticas de experimentação, que abarcam planejamento, produção, publicação, divulgação, métricas e estratégias de engajamento da narrativa como um todo. Com este projeto, avalia-se que a tentativa de produção transmidiática foi realizada, já que, apesar de limitações identificadas ao longo do percurso, o conteúdo reúne as principais características de transmídia. Percebe-se que os preceitos básicos do transmídia são eficazes para a produção de conteúdo não-ficcional dentro do ecossistema digital, porém, demandam muito tempo e atenção, elementos que o tornam inviável e difícil de ser incorporada em uma lógica de redação diária jornalística, por exemplo. Entretanto, ela é viável caso exista um foco apenas nesse ecossistema, e que através de estratégias de engajamento, seja possível fazer com que o público circule entre as plataformas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |