Consumo de combustível e emissões de CO² no transporte rodoviário: do índice de irregularidade internacional ao mercado de carbono
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Data
2023-12-20Autor
Moraes, Letícia Barcellos de
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A importância da infraestrutura viária transcende os aspectos econômicos, afetando também questões sociais e ambientais. No contexto ambiental, a irregularidade longitudinal de pavimentos emerge como um fator crítico, afetando não apenas a eficiência do transporte, mas também o aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Além disso, tendo em vista a popularização do mercado de carbono, faz-se necessário compreender como melhorias no transporte rodoviário podem contribuir para as estratégias globais de mitigação das mudanças climáticas. Este estudo explorou os modelos de conversão do Índice de Irregularidade Internacional (IRI) em consumo de combustível, emissão de CO2 e créditos de carbono. A metodologia deste trabalho consistiu em uma revisão da literatura existente, descritiva e exploratória. As conclusões destacaram a necessidade urgente de estratégias eficazes para mitigar as emissões de CO2, considerando a contínua dependência de combustíveis fósseis no setor rodoviário e a crescente preocupação com os GEE. A análise de modelos como HDM-3, HDM-4 e NIMPAC revelou uma diversidade de abordagens e variações no consumo de combustível associado à irregularidade. Além disso, destaca-se a oportunidade estratégica de influenciar ações climáticas globais e promover soluções sustentáveis com a presidência do Brasil no G20 em 2024. Como sugestões para pesquisas futuras, recomenda-se uma análise específica sobre a aplicabilidade de modelos de cálculo na malha rodoviária brasileira e o desenvolvimento de uma equação integrada para correlacionar IRI, consumo de combustível, emissão de CO2 e créditos de carbono.
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- TCC Engenharia Civil [255]
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