Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSpecht, Luciano Pivoto
dc.creatorMoraes, Letícia Barcellos de
dc.date.accessioned2024-07-09T12:53:10Z
dc.date.available2024-07-09T12:53:10Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32208
dc.description.abstractThe importance of road infrastructure transcends economic aspects, also affecting social and environmental issues. In the environmental context, longitudinal pavement irregularity emerges as a critical factor, impacting not only transportation efficiency, but also increasing greenhouse gas emissions (GHG). Furthermore, considering the popularization of the carbon market, it is necessary to understand how improvements in road transportation can contribute to global strategies for mitigating climate change. This study explored models for converting the International Roughness Index (IRI) into fuel consumption, CO2 emissions and carbon credits. The methodology of this work consisted of a descriptive and exploratory literature review. The conclusions highlighted the urgent need for effective strategies to mitigate CO2 emissions, considering the ongoing dependence on fossil fuels in the road sector and the growing concern about greenhouse gases. The analysis of models such as HDM-3, HDM-4 and NIMPAC revealed a variety of approaches and variations in fuel consumption associated with irregularity. Furthermore, there is a strategic opportunity to influence global climate actions and promote sustainable solutions with Brazil's presidency in the G20 in 2024. As suggestions for future research, a specific analysis of the applicability of calculation models to the Brazilian road network and the development of an integrated equation to correlate IRI, fuel consumption, CO2 emissions and carbon credits are recommended.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIRIpor
dc.subjectconsumo de combustívelpor
dc.subjectemissões de CO²por
dc.subjectmercado de carbonopor
dc.subjectfuel consumptioneng
dc.subjectCO² emissionseng
dc.subjectcarbon marketeng
dc.titleConsumo de combustível e emissões de CO² no transporte rodoviário: do índice de irregularidade internacional ao mercado de carbonopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoA importância da infraestrutura viária transcende os aspectos econômicos, afetando também questões sociais e ambientais. No contexto ambiental, a irregularidade longitudinal de pavimentos emerge como um fator crítico, afetando não apenas a eficiência do transporte, mas também o aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Além disso, tendo em vista a popularização do mercado de carbono, faz-se necessário compreender como melhorias no transporte rodoviário podem contribuir para as estratégias globais de mitigação das mudanças climáticas. Este estudo explorou os modelos de conversão do Índice de Irregularidade Internacional (IRI) em consumo de combustível, emissão de CO2 e créditos de carbono. A metodologia deste trabalho consistiu em uma revisão da literatura existente, descritiva e exploratória. As conclusões destacaram a necessidade urgente de estratégias eficazes para mitigar as emissões de CO2, considerando a contínua dependência de combustíveis fósseis no setor rodoviário e a crescente preocupação com os GEE. A análise de modelos como HDM-3, HDM-4 e NIMPAC revelou uma diversidade de abordagens e variações no consumo de combustível associado à irregularidade. Além disso, destaca-se a oportunidade estratégica de influenciar ações climáticas globais e promover soluções sustentáveis com a presidência do Brasil no G20 em 2024. Como sugestões para pesquisas futuras, recomenda-se uma análise específica sobre a aplicabilidade de modelos de cálculo na malha rodoviária brasileira e o desenvolvimento de uma equação integrada para correlacionar IRI, consumo de combustível, emissão de CO2 e créditos de carbono.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto