O infotenimento no jornalismo esportivo: uma análise de conteúdo do programa Os Donos da Bola RS
Resumo
O objetivo desta pesquisa consiste em compreender como o programa esportivo Os Donos da Bola RS se apropria de características do infotenimento para construir vínculos com a audiência. A questão problema a qual norteou a investigação foi:“Como o infotenimento está presente no Programa Os Donos da Bola RS?’’. Para atingir este objetivo, tarefas foram estabelecidas como objetivos específicos: a) identificar indícios de entretenimento no programa; b) descrever as práticas de jornalismo esportivo e, c) categorizar e compreender, por meio da Análise de Conteúdo, as características de infotenimento presentes em cinco
edições do programa. O percurso metodológico foi organizado em torno de pesquisa exploratória, aliada de uma pesquisa bibliográfica, na qual fundamentou-se teoricamente a pesquisa a respeito da evolução do jornalismo esportivo até os dias de hoje, no Brasil, por meio de autores como Coelho (2004), Bretones (2010) e Gasparino (2013). Para entender o conceito de infotenimento, é presente no texto os conceitos de Dejavite (2007) e Carvalho (2014). Ainda para o referencial teórico, foi necessário estudar os formatos da tv, como o conceito de mesa-redonda, conforme Silva Neto (2019). Com o propósito de identificar a
presença de infotenimento em programas esportivos, se fez necessário, uma pesquisa a respeito da linguagem televisiva, com Becker (2005), Ferreira Junior (2006) e Sodré (1981). Estas estratégias para a construção na relação emissor e receptor, conjuntamente, são realizadas pelo âncora, por meio da condução mediadora, segundo entende Curvello e Duarte (2008). Por fim, ainda foi necessária a realização de uma entrevista semi-estruturada com o editor-chefe do programa e, por fim, a Análise de Conteúdo. Como resultado, foi identificada uma semelhança: a presença de infotenimento nos cinco programas analisados, conforme dados quantitativos e qualitativos analisados. Desta forma, conclui-se que o infotenimento é percebido por meio de diversas práticas discursivas com vistas a engajar o telespectador.