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dc.contributor.advisorKroth, Maicon Elias
dc.creatorLorenzi, Bruno Brum
dc.date.accessioned2024-07-09T13:01:41Z
dc.date.available2024-07-09T13:01:41Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32222
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Comunicação Social – Jornalismo do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo.por
dc.description.abstractThe objective of this research is to understand how the sports program Os Donos da Bola RS uses infotainment characteristics to build bonds with the audience. The problem question that guided the investigation was: “How is infotainment present in the Os Donos da Bola RS Program?” To achieve this objective, tasks were established as specific objectives: a) identify signs of entertainment in the program; b) describe sports journalism practices and, c) categorize and understand, through Content Analysis, the infotainment characteristics present in five editions of the program. The methodological path was organized around exploratory research, combined with bibliographical research, in which the research regarding the evolution of sports journalism to this day in Brazil was theoretically based, through authors such as Coelho (2004) , Bretones (2010) and Gasparino (2013). To understand the concept of infotainment, the notions of Dejavite (2007) and Carvalho (2014) are present in the text. Yet for the theoretical reference, it was necessary to study TV formats, such as the concept of round table, according to Silva Neto (2019). In order to identify the presence of infotainment in sports programs, research into television language was necessary, with Becker (2005), Ferreira Junior (2006) and Sodré (1981). These strategies for building the sender and receiver relationship, together, are carried out by the anchor, through mediating guidance, as understood by Curvello and Duarte (2008). Finally, it was still necessary to carry out a semi-structured interview with the program's editor-in-chief and, finally, Content Analysis. As a result, a similarity was identified: the presence of infotainment in the five programs analyzed, according to the quantitative and qualitative data analyzed. In this way, it is concluded that infotainment is perceived through various discursive practices with a view to engaging the viewer.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJornalismo Esportivopor
dc.subjectInfotenimentopor
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectMesa-Redondapor
dc.subjectOs Donos da Bola RSpor
dc.titleO infotenimento no jornalismo esportivo: uma análise de conteúdo do programa Os Donos da Bola RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Jornalismopor
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa consiste em compreender como o programa esportivo Os Donos da Bola RS se apropria de características do infotenimento para construir vínculos com a audiência. A questão problema a qual norteou a investigação foi:“Como o infotenimento está presente no Programa Os Donos da Bola RS?’’. Para atingir este objetivo, tarefas foram estabelecidas como objetivos específicos: a) identificar indícios de entretenimento no programa; b) descrever as práticas de jornalismo esportivo e, c) categorizar e compreender, por meio da Análise de Conteúdo, as características de infotenimento presentes em cinco edições do programa. O percurso metodológico foi organizado em torno de pesquisa exploratória, aliada de uma pesquisa bibliográfica, na qual fundamentou-se teoricamente a pesquisa a respeito da evolução do jornalismo esportivo até os dias de hoje, no Brasil, por meio de autores como Coelho (2004), Bretones (2010) e Gasparino (2013). Para entender o conceito de infotenimento, é presente no texto os conceitos de Dejavite (2007) e Carvalho (2014). Ainda para o referencial teórico, foi necessário estudar os formatos da tv, como o conceito de mesa-redonda, conforme Silva Neto (2019). Com o propósito de identificar a presença de infotenimento em programas esportivos, se fez necessário, uma pesquisa a respeito da linguagem televisiva, com Becker (2005), Ferreira Junior (2006) e Sodré (1981). Estas estratégias para a construção na relação emissor e receptor, conjuntamente, são realizadas pelo âncora, por meio da condução mediadora, segundo entende Curvello e Duarte (2008). Por fim, ainda foi necessária a realização de uma entrevista semi-estruturada com o editor-chefe do programa e, por fim, a Análise de Conteúdo. Como resultado, foi identificada uma semelhança: a presença de infotenimento nos cinco programas analisados, conforme dados quantitativos e qualitativos analisados. Desta forma, conclui-se que o infotenimento é percebido por meio de diversas práticas discursivas com vistas a engajar o telespectador.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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