dc.contributor.advisor | Gaviraghi, Fabio Jardel | |
dc.creator | Araujo, Valesca Rosauro de | |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T13:11:24Z | |
dc.date.available | 2024-07-09T13:11:24Z | |
dc.date.issued | 2023-12-15 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | ARAUJO, V. R. de. Serviço Social e educação: interfaces da violência escolar. 2023. 100 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32238 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Serviço Social, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This Course Completion Work (TCC), in Social Work, aimed to study the social phenomenon
of school violence in its multiple expressions, as well as to understand the perception within
the scope of Social Work regarding the topic. To this end, a bibliographical review was
developed, with the aim of identifying the production of knowledge within the scope of Social
Work on the proposed theme. The materials selected as the basis for the research were the
Qualis A1 scientific journals of Social Services, made available online and used as a
theoretical reference during the author's training process (2018-2023). The current situation
and the process of professional insertion in Education Policy impose the challenge of
understanding school violence from its essence, as an expression of the social issue, which is
deepening due to the advance of conservatism, hate speech and apology and relaxation of gun
ownership in Brazil. The school is a space in which the reproductions of the various issues
that permeate society are explained, as it constitutes social equipment, built by the subjects
belonging to society. In addition to being a space for reproduction, it is also a space for the
production of experiences guided by various forms of oppression and discrimination, with
impacts on the emotional, social and educational development of male and female students. It
is understood that publications on the topic at hand, as well as research and the collective
debate of the professional category are determining factors to subsidize professional work in
the school socio-occupational space, given that it is essential to know the reality that is put to
an end to develop qualified and purposeful mediation and intervention processes, with a view
to overcoming and transforming. The results obtained demonstrated the lack of debate on
school violence as a category of analysis. Productions about education problematize the
capitalist educational process and discuss interpersonal conflicts in the school context,
however, without analyzing them as expressions of violence. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Violência escolar | por |
dc.subject | Violência da escola | por |
dc.subject | Violência na escola | por |
dc.subject | Violência contra a escola | por |
dc.subject | School violence | eng |
dc.subject | Violence of schools | eng |
dc.subject | Violence in schools | eng |
dc.subject | Violence against schools | eng |
dc.title | Serviço Social e Educação: interfaces da violência escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social. | por |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em Serviço Social, objetivou estudar o
fenômeno social violência escolar em suas múltiplas expressões, bem como, compreender a
percepção no âmbito do Serviço Social acerca da temática. Para tanto, desenvolveu-se uma
revisão bibliográfica, na perspectiva de identificar a produção de conhecimento no âmbito do
Serviço Social sobre a temática proposta. Os materiais selecionados como base para a
pesquisa, foram os periódicos científicos Qualis A1 do Serviço Social, disponibilizados online
e utilizados como referencial teórico durante o processo de formação da autora (2018-2023).
A atual conjuntura e o processo de inserção profissional na Política de Educação, impõem o
desafio de compreender a violência escolar a partir de sua essência, enquanto expressão da
questão social, que se aprofunda em virtude do avanço do conservadorismo, dos discursos de
ódio e da apologia e flexibilização do porte de armas no Brasil. A escola consubstancia-se
espaço no qual as reproduções das diversas questões que perpassam a sociedade são
explicitadas, pois constitui-se equipamento social, construído pelos sujeitos pertencentes a
sociedade. Além de espaço de reprodução, é também espaço de produção de vivências
balizadas pelas diversas formas de opressão e discriminação, com impactos no
desenvolvimento emocional, social e educacional de educandos e educandas. Compreende –se
que as publicações acerca da temática em tela, bem como as pesquisas e o debate coletivo da
categoria profissional são fatores determinantes para subsidiar o trabalho profissional no
espaço sócio ocupacional escola, haja visto que é imprescindível conhecer a realidade que
está posta a fim de desenvolver processos de mediação e intervenção qualificados e
propositivos, no horizonte da superação e da transformação. Os resultados obtidos
demonstraram a inexistência do debate sobre a violência escolar como categoria de análise.
As produções acerca da educação problematizam o processo educacional capitalista e
dissertam acerca dos conflitos interpessoais no contexto escolar, contudo, sem analisá-los
como expressões de violência. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |