Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGaviraghi, Fabio Jardel
dc.creatorAraujo, Valesca Rosauro de
dc.date.accessioned2024-07-09T13:11:24Z
dc.date.available2024-07-09T13:11:24Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationARAUJO, V. R. de. Serviço Social e educação: interfaces da violência escolar. 2023. 100 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32238
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Serviço Social, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis Course Completion Work (TCC), in Social Work, aimed to study the social phenomenon of school violence in its multiple expressions, as well as to understand the perception within the scope of Social Work regarding the topic. To this end, a bibliographical review was developed, with the aim of identifying the production of knowledge within the scope of Social Work on the proposed theme. The materials selected as the basis for the research were the Qualis A1 scientific journals of Social Services, made available online and used as a theoretical reference during the author's training process (2018-2023). The current situation and the process of professional insertion in Education Policy impose the challenge of understanding school violence from its essence, as an expression of the social issue, which is deepening due to the advance of conservatism, hate speech and apology and relaxation of gun ownership in Brazil. The school is a space in which the reproductions of the various issues that permeate society are explained, as it constitutes social equipment, built by the subjects belonging to society. In addition to being a space for reproduction, it is also a space for the production of experiences guided by various forms of oppression and discrimination, with impacts on the emotional, social and educational development of male and female students. It is understood that publications on the topic at hand, as well as research and the collective debate of the professional category are determining factors to subsidize professional work in the school socio-occupational space, given that it is essential to know the reality that is put to an end to develop qualified and purposeful mediation and intervention processes, with a view to overcoming and transforming. The results obtained demonstrated the lack of debate on school violence as a category of analysis. Productions about education problematize the capitalist educational process and discuss interpersonal conflicts in the school context, however, without analyzing them as expressions of violence.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectViolência escolarpor
dc.subjectViolência da escolapor
dc.subjectViolência na escolapor
dc.subjectViolência contra a escolapor
dc.subjectSchool violenceeng
dc.subjectViolence of schoolseng
dc.subjectViolence in schoolseng
dc.subjectViolence against schoolseng
dc.titleServiço Social e Educação: interfaces da violência escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Social.por
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em Serviço Social, objetivou estudar o fenômeno social violência escolar em suas múltiplas expressões, bem como, compreender a percepção no âmbito do Serviço Social acerca da temática. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão bibliográfica, na perspectiva de identificar a produção de conhecimento no âmbito do Serviço Social sobre a temática proposta. Os materiais selecionados como base para a pesquisa, foram os periódicos científicos Qualis A1 do Serviço Social, disponibilizados online e utilizados como referencial teórico durante o processo de formação da autora (2018-2023). A atual conjuntura e o processo de inserção profissional na Política de Educação, impõem o desafio de compreender a violência escolar a partir de sua essência, enquanto expressão da questão social, que se aprofunda em virtude do avanço do conservadorismo, dos discursos de ódio e da apologia e flexibilização do porte de armas no Brasil. A escola consubstancia-se espaço no qual as reproduções das diversas questões que perpassam a sociedade são explicitadas, pois constitui-se equipamento social, construído pelos sujeitos pertencentes a sociedade. Além de espaço de reprodução, é também espaço de produção de vivências balizadas pelas diversas formas de opressão e discriminação, com impactos no desenvolvimento emocional, social e educacional de educandos e educandas. Compreende –se que as publicações acerca da temática em tela, bem como as pesquisas e o debate coletivo da categoria profissional são fatores determinantes para subsidiar o trabalho profissional no espaço sócio ocupacional escola, haja visto que é imprescindível conhecer a realidade que está posta a fim de desenvolver processos de mediação e intervenção qualificados e propositivos, no horizonte da superação e da transformação. Os resultados obtidos demonstraram a inexistência do debate sobre a violência escolar como categoria de análise. As produções acerca da educação problematizam o processo educacional capitalista e dissertam acerca dos conflitos interpessoais no contexto escolar, contudo, sem analisá-los como expressões de violência.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto