Mostrar registro simples

dc.creatorPadilha, Fabiana Regina Rezende
dc.date.accessioned2024-07-10T12:59:46Z
dc.date.available2024-07-10T12:59:46Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32265
dc.description.abstractBásicamente, las Tecnologías de la Información y las Comunicaciones Digitales (TIC) se entienden como un conjunto de equipos y aplicaciones tecnológicas que generalmente utilizan Internet y se diferencian de las Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (TIC) por la presencia de lo digital. La escuela es una institución establecida por la sociedad para transmitir el patrimonio cultural de una diversidad de conocimientos construidos por la sociedad a lo largo de la historia, lo que hoy también se puede decir de las Tecnologías Digitales. Por lo tanto, el objetivo general de este trabajo es presentar los desafíos del uso de las Tecnologías de la Información y Comunicación Digital (TID) dentro de la modalidad de enseñanza EJA - Educación de Jóvenes y Adultos, con el objetivo de insertar a los estudiantes al entorno digital durante el periodo de pandemia. Para diagnosticar si el uso de las tecnologías se hizo de manera adecuada con los estudiantes de la EJA, la investigación mencionada utilizó un enfoque cualitativo, cuantitativo, ya que el objeto de estudio surgió de la experiencia del investigador con la modalidad de enseñanza de Educación de Jóvenes y Adultos – EJA, con experiencia en una de las escuelas privadas de la ciudad de Santa María, RS, que contaba con el programa de Educación de Jóvenes y Adultos, además de una trayectoria de formación propia. La forma de recolección y análisis de datos se basó en la Investigación de Contenido Bibliográfico y como instrumentos de recolección de información se utilizaron datos recolectados por la propia investigadora, ya que, a la fecha, no existe una base de datos actualizada con estos datos.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectPandemia de Covid-19por
dc.subjectEducación de jóvenes y adultosspa
dc.subjectTecnologías digitales de la información y la comunicaciónspa
dc.subjectInclusión digitalspa
dc.titleEJA: desafios e contratempos no período pandêmicopor
dc.title.alternativeEJA: desafíos y acuerdos durante el período de pandemiaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoBasicamente as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são compreendidas como um conjunto de equipamentos e aplicações tecnológicas que geralmente utilizam a internet e diferenciam-se das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pela presença do digital. A escola é uma instituição estabelecida pela sociedade para transmitir a herança cultural de uma diversidade de conhecimentos construídos pela sociedade no decorrer da história, o que hoje também pode se dizer das Tecnologias Digitais. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral apresentar os desafios do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) dentro da modalidade de ensino EJA - Educação de Jovens e Adultos, com intuito de inserir os alunos no meio digital durante o período pandêmico. Com intuito de diagnosticar se o uso das tecnologias foi feito de forma adequada com os alunos da EJA, a referida pesquisa usou uma abordagem qualitativa, quantitativa, já que o objeto de estudo partiu da experiência do pesquisador com modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA, experienciada em uma das escolas particulares da cidade de Santa Maria, RS, a qual possuía o programa de Educação para Jovens e Adultos, assim como de sua própria trajetória de formação. A forma de coleta e análise dos dados baseou-se na Pesquisa de Conteúdo Bibliográfico e como instrumentos de coletas das informações, utilizou-se os dados coletados pela própria pesquisadora, visto que, até o momento não existe um banco atualizado com esses dados.por
dc.contributor.advisor1Tybusch, Jerônimo Siqueira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6477064173761427por
dc.contributor.advisor-co1Fialho, Vanessa Ribas
dc.contributor.referee1Schmitz Filho, Antônio Guilherme
dc.contributor.referee2Leal, Sandra Regina
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6795341565350913por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International